Translate

janeiro 11, 2017

Momento Leitura - Novembro 2016, Livro 2


Olá perambulantes!
Hoje trago mais uma resenha, ainda colocando os "Momento Leitura" 2016 em dia.
Agora, faltará apenas o livro concluído em Dezembro.


Volta ao Mundo em 80 Dias
Autor: Júlio Verne
Ilustrações: Guazzelli
Coleção: Recontar
Editora: Escala Educacional
Ano: 2007
Páginas: 72
Skoob

Sinopse:
Um clássico é um livro que não envelhece. São aquelas obras que foram lidas também por nossos pais e avós e que com certeza ainda serão lidas por nossos filhos e netos.
E de que modo um livro se torna um clássico?
Simples: na medida em que a obra sobreviveu no tempo, acumulando ao longo de anos e anos um grande número de leitores. Claro que, para se tornar modelo e atrair tantos leitores, o clássico apresenta sempre uma grande história, capaz de comover as pessoas.
Adaptar um clássico significa antes de tudo levar uma bela história a um público que possivelmente não teria acesso aos textos integrais, ou só os conheceria muito tempo mais tarde.
Seguramente, a melhor maneira de levar uma criança a construir o hábito da leitura é combinar a leitura de obras já destinadas a ela com a de obras escritas por grandes autores em versões adaptadas.
Com a coleção Recontar, pretendemos levar às estantes dos pequenos leitores nomes que fizeram a alegria de gerações e gerações de pessoas apaixonadas pela leitura, e que continuam a divertir e a ensinar.

Opinião Bruxal:
Nunca li Júlio Verne e tenho muita vontade de ler seus clássicos.
Esta miniatura ganhei de uma professora, que sendo minha amiga no Skoob, viu que os títulos estão em meus "Desejados". Tanto que é um "Livro para Análise do Professor".
Adaptação significa que não é  inteiramente fiel ao original. Por ser um livro ilustrado para desenvolver o gosto da leitura nos pequenos, além do texto, acredito que muitas partes da estória foram adaptadas, facilitando a compreensão (infelizmente eu não tenho base para comparar com o original).

Fíleas Fogg, era um cavalheiro inglês muito rico, solitário e com rotina inalterável.
Um dia, encontra-se com seus amigos para a tradicional partida de jogo noturna e acaba fazendo uma aposta: a de que seria possível dar a volta ao mundo em 80 dias e ele mesmo o faria.
Então, saindo de lá para casa, Fíleas e seu fiel criado Fura-Vidas, partem para esta aventura levando apenas um saco de viagem.
Infelizmente, não há tempo para conhecer calmamente lugares e culturas, mas algumas emoções acompanham esses viajantes.
Ao retornarem, Fíleas apesar de ganhar a aposta, não teve lucro, mas conseguiu um benefício muito maior (e melhor!)...

Desafio Literário 2016:
Por ser um livro adaptado para crianças, possui ilustrações.
Então o coloquei neste item do Desafio:
24. UM LIVRO ILUSTRADO.
E na disputa com a Alê, o placar está assim.



"Oitenta dias e nem um minuto a mais."
Fíleas Fogg, aceitando o desafio.







Vem aí:
1 Projeto por mês 2017!
Aguardem os próximos capítulos.




32 comentários:

Gracita disse...

Uma obra prima do grande Julio Verne
Adaptação ou original traz um excelente conteúdo
Uma linda tarde amiga
Beijos

Érika Oliveira disse...

Que bacana! Vou aderir a esse tipo de desafio também. No meu caso, me dedicarei a um livro por mês!

Sandra Oliveira disse...

Deve ser giro esse livro, com ilustrações torna-se ainda não interessante :)
Gosto muito dessa história, nunca li nenhum livro, vi um filme :)
Beijinhos

Bella disse...

Olá

Obrigada pela visita à minha lojinha :)
Gosto bastante da hsitória do Phileas Fogg, mas como vi a série animada em miúda, então identifico a história com a série animada.

Um ano abençoado na presença de Deus.
Bjs

Maria Teresa Valente disse...

Boa tarde, Márcia, parabéns por estar sempre se desafiando!
Felizes dias, abraços carinhosos
Maria Teresa

emanuel moura disse...

Boa tarde querida amiga linda resenha de um livro que faz parte do meu imaginário de criança que cresci a ler e a ver na tv as aventuras que muito me fascinaram ,muitos beijinhos ,felicidades querida amiga

Ana Freire disse...

Já vi o filme, uma série de vezes, mas o livro nunca li... que deve ser incrível!
Normalmente acho quase sempre, que os filmes ficam sempre a perder um pouco, em relação ao romance em livros... e este não deverá ser excepção!
Beijinhos! Continuação de boas leituras, Márcia, e bom final de semana!
Ana

Ana Brito disse...

Oi Márcia,boa noite!
Tudo bem com vc?
Nossa,ao ler Júlio Verne a gente volta à infância,àquele mundo maravilhoso de fantasia e imaginação!Muito bom!
Para 2017 pretendo ler ao menos 12 livros,um por mês,mas se der leio mais!
O livro que estou lendo este mês é "Cinquenta tons de cinza",de E.L.James.Todo mundo já leu este livro e eu agora que estou lendo,rsrsrs...
Amiga,que seu 2017 seja cheio de paz e luz!
Beijos!

Tiane disse...

Nunca li este clássico, e nem vi o filme inteiro. Acho até, que o Leonardo deve ter o livro, vou perguntar para ele, quando voltar do plantão.
Por aqui, estou empolgadíssima com o livro que estou lendo e mais empolgada ainda, porque devo terminá-lo logo, ou seja, vou conseguir ler um livro em menos de um mês! Quero ver, manter o ritmo o ano todo! Tu, "chateada" por ter lido apenas 12 ou 13 livros no ano e eu, se conseguir isso, estarei felicíssima!!!
Ainda não sei o que postarei no primeiro Projeto do ano. Fiz algumas coisas ultimamente, mas, todos projetos novos, nenhum retirado do baú dos encalhados.
Tenho que aproveitar para esta semana, que o Leonardo está de plantão.
Bruxinha, um bom final de semana para vocês! Bons projetos! Boas leituras! E um super beijo para o malandro do Huguinho!
Bjinhos para todos os seres da caverna!

Christiane Garcia disse...

Esse eu reli no ano passado, pois tem na biblioteca da escola que eu trabalho. Na edição que tb é uma adaptação, tem algumas figuras e achei bacana porque preserva a escrita. É um jeito mais antigo, que eu adoro! É maravilhoso!
Feliz ano novo para vc! <3

Maria Gloria D'Amico disse...

Júlio Verne fez parte da minha infãncia, pois meus pais compraram uma coleção. Adorava ver os desenhos, nos livros.
Gostaria de ter conhecido este escritor, assim pessoalmente, acho tão interessante o que escreve, para o seu tempo, tão antigo!

Beatriz Ribeiro disse...

Já ouvi falar desse livro, me atraiu já pelo título na primeira vez que ouvir falar dele, mas ainda não tive a oportunidade de ler, muito legal ser com figuras, o ruim é só se realmente não tiver tudo que tem no original.

Blog Mulher Fashioon Oficcial disse...

muito top e um livro bem colorido e a historia vale a pena

Joana D'arc disse...

oi!
Eu adoro este livro :D o Julio Verne é um escritor maravilhoso.
A resenha ficou excelente :D
bjo

Cristina Barbas disse...

Já ouvi falar nessa história, mas nunca tive a chance de ler...
Parece um livro interessante!!

Abraços, Cris

Estilo. Quem tem? disse...

Realmente é um ótimo livro infantil gosto muito da forma do Júlio Verne escrever seus livros são muito bons

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Márcia!
Ler um livro por mês é um excelente desafio e estou cumprindo, com sabor, também...
Bjm muito fraterno e um abençoado 2017!

Ana Paula disse...

Dica excelente!
Esse livro é maravilhoso!
Vou indicar para meus sobrinhos!
bjus

Denise disse...

Bom dia, amiga!
Nossa, eu já ouvi tanto falar deste livro! Achei linda a edição! Preciso começar um projeto destes, qualquer dia, nem que seja para ler um livro novo a cada 3 meses. Ainda tenho muita dificuldade com o tempo! Hoje tem publicação nova, viu? Te espero lá!
Bjs e ótima semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Giga disse...

Cada país tem seus escritores, cujos livros lidos por um longo tempo e que agora também com prazer que lemos. Saúdo e obrigado por visitar o meu blog.

Elyane Lacerdda disse...

Gostei demais dos desafios!!!!!
Estou tentando fazer o mesmo,amiga!
Bjos
Obrigada pela dica de hj!
http://www.elianedelacerda.com

Sofia disse...

Este eu conheço e já li! Gostei muito!
Beijinhos*

Pathy Guarnieri disse...

Acredita que não conhecia esse título? Fiquei super curiosa, parece muito bom!

Beijo!

Adriana Helena disse...

Oi Bruxinha linda!!! Tudo bem?

Sua sugestão é maravilhosa, pois esta obra é clássica e foi tema de produções cinematográficas lindíssimas!
Confesso que nunca li o livro, nem mesmo em sua versão original, mas essa ilustrada ( adoro livros ilustrados..rsrs) parece ser muito melhor do que a obra tradicinal!! rsrs
Fiquei, inclusive, entusiasmada em fazer a leitura e vou procurar uma versão perto de mim!

Aproveito para desejar uma semana maravilhosa querida, com toda a disposição do mundo!!
Beijos!! :))))

Elvira Carvalho disse...

É um excelente livro.
Um abraço e uma boa semana

CÉU disse...

Olá, Marcinha!

Seja bem-vinda e tenha um bom ano, agora, aqui, de "perto".

Menina "compulsiva" na leitura, hein /rs). Faz você mto bem! Só te "enriqueces"!

Conheço esse livro, fantástico, e já ajudei algumas crianças e jovens a entender o significado dela, tal como o desejo de aventura, tão natural, nestas faixas etárias.
O texto ilustrado atrai, imenso, a leitura dos livros, seja quais eles forem, pke fica bem mais leve a tarefa.

Beijos e boa semana.

Avelã disse...

Já li uma versão em criança, mas acho que nunca li o original! Fiquei com vontade de ler... Se bem que as versões adaptadas para crianças têm sempre um encanto especial quando somos pequenos, por isso tenho boas memórias :D

Prata da casa disse...

É das obras mais conhecidas de Julio Verne e é muito interessante. O facto de ser ilustrado é uma mais valia para entusiasmar as crianças.
Bjn
Márcia

Os olhares da Gracinha! disse...

Uma verdadeira obra prima que li há muitos anos!!! Bj

Gracita disse...

Oi Márcia
Eu sou igual criança amo livros ilustrados e sou fascinada por literatura infantil e juvenil. Gostou de livros mais intensos também e este em especial li com voracidade e é um livro que sempre indiquei para os meus alunos maiorzinhos.
Amei a resenha querida. Ficou instigante
Beijos

Nyce Pinto. disse...

Olá Márcia, sempre excelentes sugestões encontramos por aqui... Tenha uma boa noite e muita paz! Um abraço...

Alessandra Santos disse...

Olá!
Nossa só agora consegui passar por aqui, kkkk
Achei bem interessante esse livro...não conhecia.
E é tão gostoso ler algo com ilustrações...pq a imaginação muda um pouco...pois acaba misturando o que está vendo e o que está se formando na mente...diferente de um sem nenhuma ilustração...que vc vai montando tudo na sua mente...eu amo isso!
Obrigada pela participação do meu projeto!
Nós duas saímos ganhando...pois lemos muito...trocamos informações sobre o que mais curtimos "Livros"...
Já levei o seu link!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram