Translate

novembro 11, 2016

Momento Leitura - Outubro 2016


Olá perambulantes!!!

Setembro não consegui concluir minha meta de leitura e o livro da vez foi lido em doses homeopáticas (coitado!)...
Mas finalmente consegui concluir, embora ainda esteja longe da minha meta deste ano (quase jogando a toalha rsrsrs).

Li este livro há um bom tempo atrás, mas minha mãe o tinha e me deu para que eu fizesse as trocas Skoob, como estou acostumada. Então resolvi lê-lo novamente.


O Monge e o Executivo
Autor: James c. Hunter
Editora: Sextante
Ano: 2009
Páginas: 143

Sinopse:
Com uma narrativa envolvente, o Monge e o Executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.
Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida.
A princípio, Daily e os cinco alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso.
O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.
Através da história desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.

Opinião Bruxal:
Como contei lá em cima, já o tinha lido uma vez e acredito que é um bom livro para ser relido várias vezes.
Não fala de liderança baseada em poder e sim de liderança baseada em autoridade, algo que conseguimos só servindo o próximo. Aliás este é o assunto principal do livro: doar e servir. 
O monge, com sua simplicidade, aborda a mudança do velho paradigma (chefe carrasco) para o novo paradigma (liderar com responsabilidade, paciência, bondade, humildade, respeito, perdão).
A liderança tratada no livro não é algo para ser aplicado somente no mundo comercial e sim em toda nossa vida: família, amigos, comunidade.
O monge destaca que esse tipo de liderança é o mesmo praticado e pregado por Jesus - o grande líder que veio servir. Jesus serviu do começo ao fim e é um modelo de liderança até hoje.
Se eu pudesse resumir este livro numa frase, seria: "Suas ações sempre falarão mais alto e serão muito mais importantes do que suas palavras". É nisso que seus colegas de trabalho, seus filhos, seus amigos e até estranhos se baseiam e não no que você fala.
Toda mudança começa com um simples passo e não é nada fácil, mas quando nos propomos a mudar para melhor, a prática vira hábito e somos transformados verdadeiramente.
Super indico! Aliás, é um dos livros que não saem da estante da Caverna Real.

Desafio Literário 2016:
Por ser um livro que recomendo ler com um lápis na mão, pois muitos ensinamentos devem ser guardados; por ser um livro que leva à meditação e deve ser lido de forma lenta, saboreando as palavras, o encaixei neste item:
16. UM LIVRO DE AUTO-AJUDA.
E na disputa com a Alê, o placar está assim.



"A definição de insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez,
desejando obter resultados diferentes!"
Personagem Teresa, diretora de uma escola pública.







Lojinha Poções de Arte
Decorando dentro e fora de casa

Aparate clicando na imagem.





34 comentários:

✿ chica disse...

Quando o livro é bom, como nesse caso, vale sempre reler, ou relembrar parágrafos dele! Lindo fds! bjs, chica

Anna disse...

Estou lendo Bill Bryson....
Linda casinha para pássaros !
Bom fim de semana !
Anna

Roça Terapia disse...

Anotada a indicação, por aqui estou lendo O navio das noivas!!
Estou gostando muito, mas gostaria de ter mais tempo para ler.
Bom final de Semana!!

Mari

emanuel moura disse...

Gosto muito de ler certamente muitos nos levam para lá da realidade, vagueando nas palavras imaginando o impossível, outros por nos fazerem ver uma realidade omitida pela consequências da vida que levamos ,muitos beijinhos no coração querida amiga muitas felicidades

Ana Bailune disse...

Menina, tua lojinha é uma graça! Adorei conhecê-la!

Elvira Carvalho disse...

Parece ser de leitura obrigatória.
Neste momento estou a ler Os contos de Eva Luna de Isabel Allende. Veremos depois.
Um abraço e bom fim de semana

Prata da casa disse...

Olá amiga: não conheço este livro,mas gosto muito de livros de autoajuda. Tenho marcado e releio muitas vezes o livro de Echart Tolle, Um novo mundo.
Hei de procurar este também.
Bjn
Márcia

Felisberto N. Junior disse...

Olá,Márcia...não li, mas agradeço pela dica , é sempre importante ter contato com várias ideias diferentes (do autor James C.Hunter), para adquirir uma visão mais ampla do mundo , da humanidade e da sociedade, e, no caso deste livro,sobre "liderança" .... apesar d faltar apenas alguns dias para o término do ano,espero que consiga reverter o placar no Desafio ou ao menos chegar próximo da sua meta anual...bom finde,belos dias,abraços!

Nete Lago disse...

Olá querida!!!

Já li esse livro e é maravilhoso. Tem uma frase que gosto muito: "Em tudo amar e servir".
Acredito sim que essa é a chave da felicidade.

Beijossss

Alessandra Santos disse...

Olá!
Boa noite Bruxinha Linda!
Eu já ouvi falar muito desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. E lendo a sua resenha, confesso, que fiquei empolgada de ler mesmoooo...vou anotar aqui para não esquecer...
E nem esquenta com as metas amiga...o importante que vc conseguiu ler muitos livros esse ano...e com certeza vai manter esse delicioso hábito!
Obrigada por participar, já levei o seu link...
Eu estou quase terminando de ler um...mas mês de Outubro foi enrolado para as minhas leituras...creio que tbém não vou consegui concluir o Desafio, mas estou bem feliz por estar lendo!!!!
Lindo FDS!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Isa Sá disse...

Não conhecia, vou tomar nota!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Magia da Inês disse...

✿゚ه° ·.
É um bom livro, com certeza!
Somente hoje, reparei na lista dos seus audotados muito aumados.
Os nomes são muito divertidos: Azeitona, Pulguinha, Panda, Cocada e Enzo.
Também adotei uma chamada Catita.

Bom fim de semana com tudo de bom!
Beijinhos.
╰⊰✿⊰ه° ·.

Dinha Pontocruz disse...

Olá amada obrigada por compartilhar a sinopse gostei valeu a dica!bjkas bom fim de semana!

Maria Auxilia disse...

Oi Márcia levo essa boa indicação gostei muito bem interessante esse livro 😘 obrigada pela visita bom final de semana borboletando-emtudo.blogspot.com.br

Sofia disse...

Uma boa sugestão literária :)
Também tenho uns livros que são para ler e reler.
Beijos*

Ivaneide Henrique disse...

Boa noite, menina sabida!

Já li esse livro, Bruxinha. É uma leitura que nos leva a refletir qual o nosso real papel ao fazermos parte deste universo humanidade.
Vejo também que, o mesmo retrata a autoridade imposta, e a autoridade da conquista. Lembro pedi aos meus filhos para lerem, e após a leitura eu perguntei: Cá entre nós, qual a autoridade eu estou usando com vocês? Um deles falou: quando pequeno, era a imposta, mas agora é da conquista rsrs

Beijão e um abração bem grandão!

Deus te abençoe com ricas bênçãos.

Arroz Di Leite disse...

Este livro deve ser muito bom. Ser líder é uma conquista diária, tanto dentro como fora de casa.

Linda semana e abençoada.

Beijokas

Tânia Camargo

ONG ALERTA disse...

Li este auitos anos adorei lembrar !!!
Bjbj Lisette

Ana Brito disse...

Olá Márcia,boa noite!
Parece bom o livro amiga.
Sempre vale a pena ler bons livros,especialmente quando eles trazem ensinamentos e nos fazem repensar nossos conceitos!
Estou vendo se consigo concluir o desafio da Alê,apesar de alguns livros que andei lendo não terem se encaixado em nenhum item do desafio.
Estou torcendo pra que vc consiga bater sua meta de leitura do ano.
Beijos da Ana.

Artes da Velha disse...

Eu também gosto muito de ler, mas existem alturas em que não consigo sair da mesma página é tal qual, como diz aqui com muita graça, lido em doses homeopáticas :)
beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Tenho lido pouco Márcia mas parece interessante sua leitura!
Bj e amei a casinha!

Amiga Delicada disse...

Eu li esse livro e simplesmente achei fantástico!!! :D nada melhor que ter ele em casa para reler de vez em quando!

Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com.br

Lia disse...

Não conheço esse título...Mas, o Fortaleza Digital, iniciei a segunda leitura...Bjinhos

Tiane disse...

Bruxinha... tô te achando meio aérea... rererere
Sério, acho que tu estás trabalhando demais! Tô sentindo tua falta nas Segundas Natalinas! Tá tudo bem? Muito atarefada? Preocupada? Estressada?
Eu ando, um pouco de cada coisa destas, que citei acima! Exagerando, claro! A correria nas duas últimas semanas foi punk! Agora, o Leonardo foi viajar e, por incrível que pareça, tenho mais tempo para ver minhas coisas. Tadinho dele... rererere
Bruxinha, eu nunca li um livro duas vezes. Como tu consegue isso? mal consigo terminar um, ler o mesmo, duas vezes, é demais pra mim!
Manda sinal de fumaça! Qualquer sinal! Pode ser pela bola de cristal, qualquer coisa! mas fica bem!
Te cuida!
Bjinho! E uma excelente semana!

Cristina Barbas disse...

Eu li este livro, mas faz muito tempo... Lembro que na época gostei muito! Realmente, passa muitos ensinamentos!!

Abraços, Cris

Cláudia disse...

Fiquei curiosa.
Gosto de livros do género.

Beijocas

Nal Pontes disse...

Boa indicação. Já li esse livro é excelente. Bela lição de liderança. E mais ainda liderar a si mesmo. Sobre aquele problema do Som. O Sr. meu vizinho não colocou mais desde a última vez que foi de manhã até 01hs da madrugada em tom no último volume num carro aberto. Ele passou 02 dias seguidos bebendo e com o som nas alturas. qd chegou a segunda-feira foi socorrido. Mas graças a Deus voltou melhor. Não sei qual o motivo ele e esposa evitam falar comigo e as pessoas do prédio sem que ninguém, ninguém foi de encontro a ele, ainda que merecesse. Só um morador que educadamente pediu para abaixar o som o que ele recusou. Mas como disse acho que passou essa fase. Continuo orando por ele e a esposa. É como vc disse ele tem problemas sim e precisa de ajuda. Bons conselhos seus querida. Deus continue te abençoando.

Iris Barbas disse...

Oi Bruxa!

Tenho que tomar vergonha... Kkkk Minha filha ganhou este livro na sua formatura... E ele perambulou por algum tempo na minha casa... Agora o jeito é pedir emprestado, já que a minha filha Carola já não mora mais comigo... Hehe

Abraços, Iris

Avelã disse...

Achei ótimo o objetivo do livro (a 'lição' que ensina), não conhecia! :)

Suzi Gomes disse...

Que maravilha de leitura, comecei a ler esse livro um tempo atrás, acabei parando, emprestando o livro e não me devolveram, acabei esquecendo dele. Mas pelo que li me pareceu super interessante, vou ver se retomo a leitura. Gostei do post, bjs

Marilia Hibino disse...

Meu namorado também falou pra ler este livro!! Parece muito interessante... Quem sabe não comece a ler? xD

Biazynhah disse...

Muito interessante a proposta do livro, a ideia de doar e servir. Parece ser bem legal para refletir.

Lilian Brito disse...

Olá!
Que história envolvente e interessante, temos muito que aprender em cada leitura.
Adorei a dica, serve pra todos.
Beijos

Ana Freire disse...

Desconhecia o livro!
Parece-me pois uma óptima sugestão de leitura, para ler com calma!
A casa para os passarinhos... puto encanto! Está linda!
Beijinhos
Ana