Translate

abril 29, 2016

Projeto - Cômoda-Escaninho


Bem-vindos a mais um dia de 1 Projeto por mês!
Na verdade, este Projeto estava virando um "projeto de vida".


Há muito tempo, tenho vontade de ter uma Escrivaninha Xerife e até fui atrás. Mas as que encontrei não davam para meu orçamento. Eram belíssimos trabalhos restaurados (o que explica o valor alto), mas tive que procurar opções.

Em Setembro de 2013, eu e marido fomos à Porto Feliz e no Antiquário Monções, ao perguntar para minha xará (Marcia Castelucci) sobre a peça que procurávamos, ela nos mostrou esta Cômoda-Escaninho.


A peça estava do jeitinho que chegou para ela e como o trabalho teria que ser feito por nós, o valor cabia em nosso orçamento.

"Bruxa Feliz" em Porto Feliz, peça atrelada à vassoura, bora voltar pra Caverna e começar outro Projeto!!!


A peça estava em bom estado e com suas ferragens originais (embora outros furos tenham sido feitos para puxadores "modernos").

Só fico me perguntando "por que alguém joga uma grossa camada de tinta, numa peça destas, sem esmero algum e sem mesmo tirar as ferragens?". (Pintaram até a dobradiça e as gavetas fechadas!)

Em 2014, após desmontar tudo, comecei o trabalho para remover a grossa camada de tinta.
Mesmo usando um produto para isso, a remoção não é completa e este foi o resultado obtido em todas as partes.


Agora a parte divertida (só que não!): "se matar de lixar"!

Muitas folhas de lixa e dedos esfolados depois, o resultado é este: um belo tom rosado numa madeira clarinha.

Fiquei apaixonada ao descobrir toda essa belezura por baixo de tanta tinta!


Mas... lógico que após a aplicação dos produtos, esse tom mudaria.

E como não sou "expert" no assunto, recorri à preciosa ajuda do Osvaldo Ururahy e do Amauri Moleiro, que gentilmente responderam minhas dúvidas por e-mail.

Quase comemorando o início da última etapa, quebrei o punho esquerdo (30 Setembro 2014).

Recuperação total, voltaria ao "projeto de vida", quando quebrei o punho direito (01 Maio 2015). Nessa altura já me perguntava "qual a probabilidade de acontecer isso com um ser no período de 6 meses?

Molhos passados, começo a etapa final!

Proteger e escurecer a madeira para tentar chegar num tom "antigo" que gosto tanto.


Como explicado pelos meus dois consultores acima, é difícil prever o resultado do tingimento, pois depende da madeira, da porosidade e do produto usado.

Após terminar as demãos, pedi para um marceneiro concluir a última aplicação, resultando nesse acabamento niveladinho (já que não tenho ferramentas para tal).


Não ficou exatamente no tom que eu queria, mas posso falar?

Estou "in love" com esta peça!!!

Afinal... depois de 2 anos e 7 meses, neste domingo, dia 24/04/2016, coloquei todas as ferragens e "já" (hammmmm???) eu e marido a levamos para o quarto!!!

Até as ferragens menores, do detalhe acima (que vieram quebradas), consegui encontrar um par igualzinho para repor!

Agora só falta uma chave que encaixe no segredo do tampo, para fazer um charminho (mas sei que vou encontrá-la!!!).


É por isso que admiro tanto o trabalho de um marceneiro ou restaurador. É muito trampo! (E eu não sou nem sombra de um profissional desses...). Fico imaginando o que sentem a cada peça que terminam...




Para saber como participar, clique no banner!
Quem destralha seus baús nesta etapa:

☺ Alê com Barradinhos;
☺ Chris com Pano de Prato Pinguim;
☺ Sandra com Lendo a Bíblia Sagrada;
☺ Solzinha com Jogo de banheiro Primavera;
☺ Tiane com Chá com requeijão;
☺ Ana com Alguns Projetinhos;
☺ Jussara com Restaurando Bonecas;
☺ Sandra com Livreiro infantil;
☺ Zizi com Brincos Artesanais;
☺ Maria Teresa com Vamos trabalhar?;
☺ Lilian com Short com barra de crochê;
☺ Cris com Material impresso e mais;
☺ Jô com Artesanato;



49 comentários:

Andréia Pereira disse...

Fico espantada com tanta paciência e cuidado que você teve com esse móvel. Incrível como você teve a sensibilidade de deixar a finalização por conta de um profissional especifico. Se fosse eu ia querer terminar sozinha e ia estragar todo o trabalho kkk... Ficou lindo demais! Tenha um lindo final de semana! Beijos

Detalhes e Artes Andreza Silva Souza disse...

Como não ficar in love com um móvel desse?
Deu um trabalhão, mas valeu a pena Márcia, o resultado está maravilhoso!
Compartilho do seu pensamento, quando diz que não sabe porque as pessoas "jogam" tinta em um móvel que é lindo lindo, a cor original dela é linda!
Estou participando do projeto este mês!

Beijos querida!

Ururahy disse...

Olá Bruxa,
maravilhosa!
Você chegou a constatar as características da madeira?
Sem dúvidas um belíssimo trabalho. Uma peça para acompanhá-la para sempre; Ainda mais finalizada à duas mãos (marido e esposa).
Parabéns, você superou expectativas.
Osvaldo Ururahy

✿ chica disse...

PUXA, ENTRE TANTAS ACONTECÊNCIAS QUE PARECIAM TUDO TRAVAR, SURGE ESSA MARAVILHA! parabéns! FICOU LINDA! VALEU! BJS, CHICA

Anna Lê disse...

Menina, muito trampo mesmoooo ! Mas o resultado ficou maravilhoso ! Parabéns :)

Ah, eu adorei os abraços esmagadores viu kkk.

Beijoooo!

| O Blog Que Não é Blog |

| Instagram: @aquelenaoblog |

| Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

Licia Dutra disse...

Como ficou diferente,ficou belíssima! Eu fui olhando e pensando no trabalho que dar lixar tudo isso,tem que ter muita coragem e gostar muito de fazer trabalhos assim,infelizmente não dá para mim,eu gosto até de pintar,mas lixar não é comigo rsrsrs. Parabéns pelo trabalho,ficou muito bom! Já postei o meu projeto lá no meu blog. Bjsss.

Alessandra Santos disse...

Olá!
Bom dia Bruxinha Linda!
Com certeza esse projeto teve um gostinho de vitória, kkkk
Dps de tantos acontecimentos, vc conseguiu...
Parabéns!
Pq ficou lindo! Imagino a sua felicidade de vê-lo terminado!
Já levei o seu link!
Lindo FDS amiga!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Anna disse...

Muito trabalho para um lindo resultado !!!!
Bjs e bom fim de semana !
Anna

Christiane Garcia disse...

Seu projeto ficou maravilhoso! Um lindo móvel! Fiquei apaixonada!
Te desejo um fim de semana maravilhoso! Bjs

Sandra Coelho disse...

Olá querida Bruxa, mais uma vez estou aqui participando desse lindo projeto e por falar em lindo, como o seu projeto esse mês ficou lindo, estou babando até agora e você deve mesmo estar em êxtase... Um xeru!

Sandra
http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/2016/04/1-projeto-por-mes-lendo-biblia-sagrada.html

SolzinhaArtes disse...

Oi Miga! Bom dia e força na peruca! Aqui minha participação! Beijos!

http://solzinhartes.blogspot.com.br/2016/04/1projetopormes-jogo-de-banheiro.html

Gracita disse...

Menina você tem talento e paciência para restaurar uma peça e transformá-la nesse móvel espetacular e lindo
Admiro a sua capacidade e perspicácia além da perseverança na realização do trabalho. A peça ficou maravilhosaaaa
Meus aplausos a você amiga
Beijos

Crocheteando...momentos! disse...

Márcia...o trabalho moroso valeu a pena pois ficou linda!
Atualmente há restauros espetaculares... Bj e parabéns pelo belo projeto

Zi Santos disse...

Olá Bruxinha
É mesmo, hj é dia de entregar o Imposto de Renda. Aqui, é marido que está fazendo isso. Posso imaginar as tensões.
Eu tb ficaria in love com o móvel! Lindo, muito lindo, na sua cor original. Valeu a pena todo o empenho em restaurá-lo. Também gosto dessa tonalidade, mas aqui fiz o contrário, mandei pintar de branco um mini barzinho que eu adorava na cor original. Mas nessa casa nova, marido optou pelo branco em alguns móveis e esse movelzinho ficou branquinho. É provável que um dia, quando ele se for, alguém retire toda a tinta branca. O que eu aprovo!
Daqui a pouquinho, estarei postando meu projeto. Ontem a noite, passei muito mal de um resfriado. Os maxilares doíam tanto! O post era pra estar pronto, mas não consegui.
bjs até mais!

Antiquario Monções disse...

Com certeza foi feito com muito amor e paciência, só quem gosta de mexer com restauração sabe o trabalho que dá para que o resultado seja esse "encanto" em que se transformou o móvel. Muito obrigada!

Tiane disse...

Nossa!! Que espetáculo!!! Imagine aquelas mãozinhos do whats batendo palmas para ti!!! Muitas palmas!!!! Ficou linda! Adoro essas peças mais antiguinhas e a tua restauração ficou divina! Parabéns!
Adorei a narrativa com as quebras de punhos! rerer Tadinha de ti!!! Imaginei o Enzo com a cabecinha baixa depois de te derrubar!
Lindo e feliz projeto!!!
O meu projeto foi o plano B!
Quem sabe, consigo concluir o plano A para o mês que vem!
BBruxinha, só vou conseguir atualizar os links, a partir de segunda, pois este findi teremos um remada por aqui, a Remada de Casais. Ai, e tá tão frio pra ir para a água... ui!
Um excelente final de semana para todos os seres desta caverna mágica! E não baba demais em cima da cômoda, pode manchar! :)
Bjinho!

Encantada Blog disse...

Marcia do céu, fiquei louca agora!!!
Eu amo móveis antigos, sonho com alguns que ficam só no âmbito do sonho porque não cabem de forma nenhuma no meu orçamento.
Sua restauração ficou impecável, trabalhosa sim, mas digna de muitos e muitos aplausos.
Estou encantada.

Bjs

Eli Martins

Ana Citadin Johann disse...

Que delíiiiiiciaaaaaaa!!!
Marcinha, minha amiga linda... estou encantada com essa peça. Você tem toda razão em comemorar essa vitória em ter terminado após tanta procura, esforço (em meter as mãos na massa e ter paciência de esperar pela recuperação de cada punho e ainda em pesquisar pra aprender melhor) AMEEEIII!!!


Beijokas mil.

Jô Turquezza disse...

Belíssimo trabalho!!!!!!!!!!! Enfim terminado como você queria.
Parabéns pela dedicação e a persistência.
Aqui em casa, Husband que adora fazer essas coisas e muito bem feitas.
Eu não gosto de lixar. Se a peça for grande peço help para ele rsrs.
Tenha um lindo final de semana.
joturquezzamundila
Beijos querida.

Jussara Silva disse...

Oi Bruxinha.
Meu projeto está no ar desde cedo, mas só agora consegui vir aqui comentar. Semana com vacinação de H1N1 bombando no trabalho, o tempo fica curtíssimo.
O que dizer do seu projeto? O tanto que deu de trabalho, foi o tanto que ficou maravilhoso. Adoro os móveis mais antigos e realmente a tinta escondia toda a beleza.Também prefiro os tons antigos. Valeu a pena todo o esforço!
Vou atualizar minha lista.
Bom finde! bjs.

Luka Luluka - Ideias Criativas disse...

Oi Marcia, primeiro quero me desculpar por não ter participado do projeto no mês passado. Expliquei um pouco no post de hoje, que acabou de ser publicado.

Vou voltar mais tarde para ler seu post com a atenção e carinho que ele e você merece.

Um beijo!

Sandra
Luka Luluka - Ideias Criativas

Zizi Santos disse...

Bruxinha
eu estou participando do projeto
veja lá meu post,
depois de longo inverno, voltei
bjs

emanuel moura disse...

Ficou simplesmente lindo querida amiga ,parabéns pois com o seu talento e trabalho árduo certamente acabou de dar uma nova vida a uma peça muito bela ,muitos beijinhos no coração.

Elvira Carvalho disse...

Que maravilha Bruxinha. Está um espanto. Imagino o trabalho. Há anos fiz um trabalho parecido, que não ficou tão bonito assim, e sei bem o quanto me custou.
Abraço e bom fim de semana

Maria Teresa Valente disse...

Boa noite, Márcia, parabéns!

Para deixá-la naquele tom rosa, imagino o trabalho que teve lixando a peça, mas ficou perfeita!
Peça maravilhosa, e que esmero para restaurá-la, uma verdadeira obra de arte!
Projeto encantador... Amei!
Excelente final de semana, abraços carinhosos
Maria Teresa

Sofia disse...

Parabéns, o restauro ficou maravilhoso!
Beijos*

Debora disse...

Meu Deus!!! Quanto vcs lixaram até a escrivaninha ficar assim?

É inacreditável, nem parece a mesma! Quanta paciência!

Lindíssima!

Go Artes disse...

Querida Bruxinha,
Também me apaixonei pelo, belo, móvel!!!
A cor original era linda, e como deixaram o móvel!!
Sua restauração fico Belíssima!!! Parabéns!!!
Obrigada pelo seu carinho lá no cantinho <3
Xerocas super carinhosas e um fim de semana abençoado!!
Go

ღ Magda ღ disse...

Oi Bruxinha amadaaa!!
Primeiramente quero dizer que estava com saudades da sua aconchegante e encantada caverna! Não tenho visitado os blogues como antes por causa da tendinite que não me dá trégua...
Amei o trabalho de restauração! A peça ficou simplesmente linda, perfeita!
Um delicioso final de semana!
Beijocas nos fofuchos peludos... =D
Beijos.

Lucia x disse...

Bruxa,
Apesar da adversidades, vc conseguiu!!! Parabens!!!
O movel ficou maravilhoso! Imagino a sua sensacao!
Adoro o antigo e pra mim ficou perfeito!
Consegui postar so agora a noite, isto eh, quase meia noite, aqui.
Bjs e feliz fds!

Nina Dias disse...

oi Bruxa! Tudo bem com você? Que linda cômoda! Adoro, Tenho uma antiguinha no meu quarto que é um charme! Acho sensacional dar a pintura original e deixa-la nesse tom escuro,eu acho que valoriza a peça! Tenha um ótimo final de semana e obrigada pela visita!
bjs Nina

Lilian Lima disse...

Olá Bruxinha!
Estou em atraso,mas é que está dificil conciliar tantas coisas,mas aqui estou kkk
Olha essa cômoda ficou um luxo,deu trabalho,mas valeu a pena.
Parabéns!
Bjs

Rapha Barreto disse...

Ficou muito bom, parabéns!!

Beijos e bom final de semana

http://mylife-rapha.blogspot.com

Fê blue bird disse...

Que maravilha minha amiga, admiro a sua paciência e empenho.
Confesso que embora goste de restaurar peças antigas, não tenho muita paciência e obviamente o resultado nunca é assim tão perfeito e maravilhoso.Parabéns!
Amiga, estou a fazer uma pausa nos meus blogues,a minha vida pessoal neste momento precisa mais da minha atenção.

Até breve!

Um beijinho


Dom Moleiro disse...

Parabéns Márcia .
Fez um excelente trabalho . A peça ficou linda, renovada,e sem perder sua antiguidade.
Abraços

Cris Santos disse...

Ai Bruxa! Quando vi a cômoda toda lixadinha me deu até uma dor no coração. Acho super cansativo lixar, admiro muito quem tem essa paciência. O seu "projeto de vida" valei realmente a pena, pois o resultado ficou perfeito!
Já atualizei o link.

Que você tenha um restinho de fim de semana maravilhoso! Bjim.

Jossara Bes disse...

Lindo demais! Sensação boa quando terminamos um projeto, não é mesmo?
Feliz domingo e ótima semana!
Beijo carinhoso!

Amara Mourige disse...

Ficou belíssima sua peça! Lindo ver um trabalho feito com tanto carinho e perfeição! Fiquei apaixonada pela sua escrivaninha!Parabéns!!
Márcia, essa semana não deu para participar do projeto, estou de mudança e minha máquina de costura quebrou.
Bom fim de semana! Bjs
Amara

Alessandra Santos disse...

Olá!
Bom dia amiga!
Muito obrigada pelo seu carinho!
Vc é Top Comentarista lá no meu Cantinho, e tem um mimo para vc.
Lindo Domingo!
Um super bjo!
Top Comentarista de Abril/2016
Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Gabriela Barreto disse...

Oi Bruxa! Que linda ficou sua cômoda! Perfeita restauração. Apaixonada. Realmente dá muito trabalho restaurar esses móveis. A minha mesa demorou meses pra ficar pronta. Parabéns. Um beijo grande e um domingo abençoado. Gabriela Barreto

Val disse...

OLá Bruxa, um impressionante antes e depois! vc e marido estão de parabéns, pelo trabalho maravilhoso, pelo foco e determinação. Não é fácil adquirir um movel no estado em que estava este e se prontificar a tirar toda a tinta que ele tinha e devolvê-lo à sua aparência original. Uma peça para passar de geração em geração e um sonho tornado realidade. Adorei o post! bj

Tulipa Negra disse...

Ficou lindo!

Esmalte nas Unhas disse...

Que demais! :O
Ficou muito perfeita!
O trabalho compensou demais! Parabéns! :)

Jake
Esmalte nas Unhas

Michelle Hernandez disse...

Bruxinha,
Esse mês não consegui postar a tempo :( , mas no próximo firme e forte se Deus quiser.Mas o que é esse móvel?Esse trabalho é digno de super mega restaurador advance...plus...rsrs...
Olha, eu prá ser sincera nem levava, só de pensar na trabalheira de tirar essa obra de arte "branco puríssimo".Mas valeu o esforço, ficou maravilhoso, parece que saiu da fábrica agora, uma lindeza.
Adorei esse tom, é uma peça prá muitos anos, várias gerações.
Parabéns, parabéns.
Besitos e tenha uma semana abençoada

Ana Brito disse...

Oi amiga,boa noite!
Nossa!A escrivaninha ficou linda demais,parabéns!

sandrinha disse...

Que linda que ficou a tua cómoda,um trabalho super precioso e espectacular,gostei imenso!!

Avelã disse...

Uau, não sei se alguma vez conseguiria fazer tudo isso! Ficou perfeito, tens todas as razões para estar orgulhosa :) E para ter cuidado com os pulsos também, coitados :P

Ana Freire disse...

E valeu mesmo, tanto esforço e trabalho!
A peça ficou linda, recuperando a cor da madeira!
Adorei!!!! E peça recuperada... tem tão mais valor para nós, do que peça comprada...
Um trabalho maravilhoso, Marcia!
Beijinhos
Ana

adelaide rodrigues disse...

oi Márcia,demorei né, não podia ficar sem vim ver seu projeto e que projeto...
O estilo ,a cor ficou perfeito...
A comoda branca estava sem vida...
Mas depois da restauração ficou maravilhosa...
Voce tem um dom muito lindo...
Amei seu projeto...
Bjusss e uma ótima semana pra voce...