Translate

abril 25, 2016

Momento Leitura - Março 2016


Olá perambulantes!
Apesar do "atolamento trabalhista" (época de imposto de renda, onde a Lei de Murphy permite acontecer fiscalizações e auditorias, que poderiam muito bem ocorrer em outro período ...), estou conseguindo manter a leitura e os posts em dia.
Ainda estou confiante em alcançar a meta de 17 livros lidos este ano. (Agora só faltam 13!!!)
Enquanto isso, acompanhem a resenha abaixo.



O Diário de um Mago
Autor: Paulo Coelho
Editora: Rocco
Ano: 1987
Páginas: 248

Sinopse:
Quem corre atrás da magia quer um caminho para atingir seu sonho. Eternamente buscando as fontes que o possam ajudar a descobrir o enigma das coisas, o espírito humano se beneficia de todas as luzes que rasgam a noite de seus misteriosos. Assim, "O Diário de um Mago" é um presente precioso que nos foi dado a todos. A maravilha deste livro é que ele não pretende nos ensinar - ou quase nada. Ele é uma promessa de que com seu pé e seu passo você é absolutamente capaz de fazer seu Caminho, de atingir seu sonho e conquistar sua espada.


Opinião Bruxal:
Já o tinha lido há muito tempo atrás, mas como vou colocá-lo para troca no Skoob, resolvi lê-lo novamente.

Trata da viagem de Paulo Coelho em busca de sua espada, utilizando o caminho de São Tiago de Compostela.
Com Petrus, seu guia de caminhada, Paulo aprende várias lições (em negrito) e muitos assuntos são abordados durante o trajeto:

O verdadeiro caminho da sabedoria, que pode ser identificado por apenas três coisas: tem que ter Ágape (um dos tipos de amor); aplicação prática na sua vida, senão a sabedoria torna-se uma coisa inútil e apodrece como uma espada que nunca é utilizada; tem que ser um caminho que possa ser trilhado por qualquer um.

Petrus fala muito pouco, mas quando se dispõe a conversar, tem sempre algum ensinamento, através de comparações, como o seguinte (que gostei muito), quando compara o nascimento com uma viagem: 
Quando viajamos, presenciamos situações completamente novas, o dia passa mais devagar e na maior parte das vezes não compreendemos a língua que as pessoas estão falando (exatamente como um bebê). Com isto, passamos a dar muito mais importância às coisas que nos cercam, pois delas depende a nossa própria sobrevivência; passamos a ser mais acessível às pessoas porque elas poderão ajudar em situações difíceis e ao mesmo tempo, como todas as coisas são novas, enxergamos apenas a beleza nelas, ficando mais felizes por estarmos vivos. 

A dupla enfrenta calor intenso, frio em pleno verão (por atingir ponto mais alto das montanhas), come todo dia a mesma coisa (peixe e frutinhas silvestres), dorme ao relento e passa por muitos locais áridos.

Ao passar pelo mesmo lugar 4 ou 5 vezes, com detalhes vistos de outros ângulos, Petrus ensina a Paulo mais uma lição, explicando que fez isso de propósito e não foi percebido porque “o ato de caminhar não existia. Existia apenas o desejo de chegar”. Então Paulo deve praticar o exercício da velocidade (muito oportuno na época atual) que consiste em caminhar por 20 minutos na metade da velocidade acostumada, tirando daquilo que olhamos todos os dias, os segredos que, por causa da rotina, não conseguimos ver. Assim, Paulo aprende que quando se viaja em direção a um objetivo, é muito importante prestar atenção no caminho. O caminho é o que sempre nos ensina a melhor maneira de chegar e nos enriquece. O mesmo acontece com os objetivos na vida: depende do caminho e da maneira que caminhamos.

Só porque não crê em Deus, Ele não deixa de existir. Deus está em tudo que nos cerca, e deve ser pressentido, vivido.

O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo. Muitas vezes, em nossa existência, vemos nossos sonhos desfeitos e nossos desejos frustrados, mas é preciso continuar sonhando, senão nossa alma morre."

Vemos sempre o melhor caminho a seguir mas só andamos pelo caminho que estamos acostumados. 

Estamos sempre tentando conquistar adeptos para as nossas explicações do Universo. Achamos que a quantidade de pessoas que acredita na mesma coisa em que acreditamos é que irá transformar esta coisa em realidade. E não é nada disto.”

“... os homens que se julgam sábios são indecisos na hora de mandar e são rebeldes na hora de servir. Acham uma vergonha dar ordens, e uma desonra recebê-las."

Apesar de várias boas citações, seguindo a linha “Paulo Coelho”, este é um livro místico e com vários rituais. Acredito ser necessária maturidade espiritual para lê-lo, pois muitas citações Bíblicas, oferecem duplo sentido.

Desafio Literário 2016:
A Alê, encontrou este desafio no Instagram e estamos juntas, tentando encaixar os títulos lidos.
Este de Março, entra em:
12. UM LIVRO NACIONAL.



Sexta-feira, dia 29/04.
Preparou seu post ?



33 comentários:

Lulu on the sky disse...

Muito legal esse livro, aliás li vários do Paulo Coelho.
Big beijos
Lulu on the sky

Adriana Balreira disse...

Esse foi o único livro do Paulo Coelho que li, e isso na época do lançamento! Olha, faz tempo! Tempo mesmo. Nem lembro direito, só sei que gostei muito. E boa sorte com a sua meta! É assim mesmo, falta mais da metade do ano, vc está ótima! Vai conseguir e muito alcançar tua meta.
Beijos
Adriana

Prata da casa disse...

Olá amiga: gosto muito de Paulo Coelho e hei de ver se encontro cá este livro para o poder ler, pois parece bem interessante.
Bjn
Márcia

Lucia x disse...

Bruxa,
Adorei esse desafio! Ando numa leitura intensa.
Mas, eu uso o e-reader, nao uso livro fisico.
Acho que ficaria dificil ne?
Ja li alguns textos de Paulo Coelho, mas livros nao.
Esse deve ser interessante.
Bjs e feliz semana!

emanuel moura disse...

Parabéns pelo lindo momento querida amiga ,espero que chegue à meta dos 17 livros ,muitos beijinhos no coração.

Elvira Carvalho disse...

Parece interessante.
Abraço e uma boa semana

Maria Teresa Valente disse...

Olá, Márcia, li O Diário de um Mago, há muito tempo. Acredito que o que ressaltou é o mais importante: devemos aproveitar ao máximo cada dia vivido, porque enquanto tivermos objetivos, seremos felizes!
A maior felicidade estar em viver!
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida!
Feliz semana, abraços carinhosos
Maria Teresa









Christiane Garcia disse...

Vim desejar uma linda semana para vc! <3 Estou correndo com a minha participação nesse mês.
Um grande bj

Lucimar da Silva Moreira disse...

Ainda não li livros do autor, mas esse é bastante interessante, Bruxinha bjs.

Line Bernardo disse...

Oi Marcia,
Muito legal esse livro, eu li a muito tempo atrás e gostei bastante!
Bjs❤
Abrir Janela

Bell disse...

Não li, mas existe magia e milagres em todos os lugares todos os dias.
E o ser humano é fascinado por aquilo que não tem explicação, estamos sempre a procura de algo que explique tudo.

bjokas =)

Camila Faria disse...

Eu tenho muita vontade de fazer o Caminho de Santiago ~ com certeza farei um dia!

Adriana Helena disse...

Querida Márcia, é ótimo chegar em um recanto tão místico como o seu querida!
E a análise desta obra de Paulo Coelho por você foi singular, adorei!
É um livro que retrata a descoberta da espiritualidade, da busca de um objetivo..
Com certeza uma leitura muito recomendada!

Gostei muito de estar contigo participando deste momento e me encantando
Você conseguirá cumprir o seu objetivo, com toda a certeza querida..
Hábito de leitura nos engrandece e nos deixa mais leves..
É uma fonte de vida que não seca nunca, sempre jorra conhecimento e sentimento!

Um grande beijo e desejos de uma semana maravilhosamente liiinda!!! :)))))))

Evellyn Lima disse...

Oi amiga boa sorte com sua meta,do jeito que vc é com certeza vai conseguir,é só fazer uma nova porção.
Tbm te convido para participar de uma bc,que esta nesse link

http://sccblogueiros.blogspot.com.br/2016/04/1-blogagem-coletiva-dia-da-maes.htm
Bjsss

Crocheteando...momentos! disse...

Márcia...gosto muito de Paulo Coelho e já li esta obra há alguns anos!
Obrigada pela sugestão e bj

Alessandra Santos disse...

Olá!
Bom dia Bruxinha linda!
Eu li esse livro, mas faz um tempinho.
E adorei relembrar na sua visão!
Obrigada por participar! Já levei o seu link! E o meu post já está no ar do último livro que li.
E estou ansiosa para ver o que vai fazer para esse projeto, tenho certeza que será algum muito bacana!
E sobre o projeto de sexta! :(
Esse mês foi muito complicado para mim, mas vou fazer uma pequena participação, hehehe....
Estou preparando o post!
Lindo dia amiga!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Nina Dias disse...

oiNBruxa! Ler é tudo de bom mesmo! Boa leitura e uma semana maravilhosa! bjs Nina

Tiane disse...

Bah! Um amigo meu já diria que nada é coincidência... lendo a tua postagem, falaste em 17 livros no ano e quando vim comentar, haviam 17 comentários... só não sei o que siginifica. rererre Adoro coincidências, destinos, missões e lições de vida, ensinamentos. Também já li este livro, e tenho ele ainda, mas te confesso, que lembro muito pouco. Li Paulo Coelho há muito tempo atrás, uns dois ou três livros dele, hoje, já não me atrai muito, mas talvez, porque eu não lembre muito também. Eu adorei este Desafio, fui lá conferir, mas concluí que não conseguiria participar.
Bruxinha, o frio chegou com tudo aqui. Mais alguns dias, deve estar aparamentando por aí!
Bjinho e boas leituras!

piteis da dinha disse...

Oi Márcia!
Eu nem coloco mais meta em nada pq acabo não podendo cumprir. Acho que os dias ficaram mais curtos e isso nos distancia muito das metas traçadas.
Tenho certeza que vc vai cumprir a sua!
Eu ainda não li esse livro, mas já fiquei curiosa.
Bjssss amiga e um ótimo finalzinho de tarde p/vcs

Patricia Merella disse...

Olá Marcia,eu já li este livro e alguns outros de Paulo Coelho,gostei imendo e amei a sua critica! Boas leituras por ai,beijinhos

Andréia Pereira disse...

Obrigada Márcia! Suas palavras me deixam muito feliz animada! Feliz quinta com um friozinho extra hehe! Beijos

✿ chica disse...

Adorei tua crítica,Márcia! Lindo dia e boas "esticadinhas",rs..bjs, chica

Vacieni Araujo disse...

Parece muito interessante, fiquei curiosa para ler.

Bjokas da Vaci :*

http://papodeesmaltebyvacieni.blogspot.com.br

© Piedade Araújo Sol disse...

Olá
venho agradecer a sua visita e seu comentário.
beijinho
:)

Fátima Oliveira disse...

Oi Bruxinha, já li esse livro, mas faz já um tempo, gostei de relembrar na sua visão, lembro que na época fiquei cheia de ideias, é um livro que mexe com a gente.
Fico na torcida pra você alcançar sua meta dos 17, haja disposição!

Beijos.

podernasmaos disse...

Parabéns, pelo seu blog eu ainda não li este livro mas fiquei com vontade de ler. bijocas!!
http://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

lenalima disse...

Olá Bruxinha!
Acredita que fazmuito tempo que li essse livro e não me lembro mais nada, vou ter que reler, depois das cirurgias e bombas de antibiótico fiquei bem esquecida, não estou lendo mais nada no momento!
bjssssss

Zizi Santos disse...

Parabéns por estar firme nesse desafio!
Esse foi um livro que li somente o início. Depois ele foi doado como o livro viajante na minha participação do 9º booking crossing blogueiro (nem sei se é assim que se escreve) da Luma. eu me lembro que coloquei no play e fiquei olhando aqui de cima. Um calor e começou a chover! Eu nao tinha embalado o livro. Foi um perrengue! Quando ia descer para pega-lo , vi que não estava mais lá. Alguém o " salvou" . Tomara que tenha lido.
Gostei das suas ponderações quanto a leitura.
e também do seu comentário no meu blog, me encheu de alegria!
bjs

Pathy Guarnieri disse...

Eu sou doida para ler esse livro! Pela resenha, fiquei mais curiosa ainda!

Beijo!

Avelã disse...

O duplo sentido e todo o significado associado parece muito interessante :)

Eryca Silva disse...

Marcia!!!!

Não conhecia teu blog! é um amor *---*
sabe por quê? pq nasci no dia das bruxas! 31 de outubro, então tudo no teu blog me identifico!

Gosto de bruxinhas e coisas góticas! hahahahha

beijinhos viu e já estou seguindo teu blog!

Ana Brito disse...

Olá Márcia,olha eu aqui outra vez!rsrs...
Li Paulo Coelho há muito tempo atrás,o livro que li foi "Brida",depois disso nunca mais li nada desse autor.
O diário de um mago parece interessante,quem sabe eu leia um dia!
Adorei seu post!
Beijos!

Ana Freire disse...

Um autor que adoro, por demais...
Sempre acaba surgindo, em citações, por lá no meu canto...
Também já li este livro há algum tempo atrás... gosto da aura mistica, que ele sempre confere em seus trabalhos...
Uma excelente opção de leitura!!!!
Beijos
Ana