Translate

novembro 03, 2015

Viver (Eureka!)

Eu e Cocada



VIVER (EUREKA!)

"Acho a maior graça.

Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere…

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha. Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.

Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de ideias.

Brigar me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago. Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.

E telejornais… os médicos deveriam proibir – como doem!

Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem; você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.

Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde! E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda! Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.

Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!

Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida."

Martha Medeiros






Sou fã de Luis Fernando Veríssimo e até encontramos várias atribuições deste texto para este autor - era assim que eu tinha o texto impresso num jornalzinho bem antigo.
Mas recebi um e-mail da leitora Lúcia Soares informando a autoria correta, inclusive com fotos do livro (Montanha Russa) e a página onde está esta crônica (190).
Obrigada, Lúcia! Erro corrigido!

Gosto deste texto porque, com pitadas de humor, traz grandes verdades.
Me identifico muito, principalmente com a parte dos telejornais
e do cinema.

Tantas novas descobertas a cada dia...
E a essência se perdendo . . .







Essa postagem faz parte do marcador Elixir,
corredor à direita desta caverna, quinta porta de cima para baixo
(cuidado com as escadas que se deslocam!).
Neste aposento, você também encontrará algumas receitinhas,
fáceis de cozinhar em qualquer caldeirão.






Agradeço todo o carinho com as Vilas de Natal
e espero vocês no próximo Projeto!!!



43 comentários:

✿ chica disse...

Esse texto é bem legal e gosto muito de alguns textos dele! beijs, linda semana,chica

lenalima disse...

Sem comentários ...arrasou!

linda você! bjsss

Nete Lago disse...

Olá querida Márcia!!!

Eu também gosto muito desse escritor e esse texto é muito bom.
Nem me fale em telejornais!

A verdade é que pra ter saúde física é preciso ter saúde mental. É o esforço de cada dia em nos educarmos emocionalmente. Amar e servir. Ser feliz!!

Amei sua foto com cocada!!! Lindas!!!
Abraços bem apertadinhos!!!!

Daiane Aline disse...

Demais o texto!
E caiu como uma luva pra mim pelo menos uma parte rs!
A parte do jornal concordo plenamente.
Que seu mês seja espetacular Bruxinha que Deus abençoe muito!
Bjusssss!!!!

Andrea Bitencourt disse...

Olá querida Márcia!!
Duas lindas, você e a Cocada!!! Cheias de vida e esbanjando alegria!!
Adorei esse texto do Veríssimo, realmente a felicidade depende dos olhos de quem vê...o fato de todos sermos diferentes fazem a riqueza da humanidade!!
Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

Elvira Carvalho disse...

É um excelente texto. E ninguém sabe melhor que nós os que nos faz bem e o que nos faz mal. mesmo que às vezes continuemos a actuar contra natura.
Um abraço

Prata da casa disse...

Olá querida Bruxinha: adorei este texto e revi-me nele. Realmente ,hoje em dia, já não sabemos o que faz bem ou faz mal e , por isso, mais vale ter o bom senso de evitar exageros.
Bjn
Márcia

emanuel moura disse...

A vida é bela ,mas é preciso sabe-la vive-la sem dúvida,principalmente amando tudo aquilo que nos acrescenta e nos faz bem ,muitos beijinhos felicidades querida amiga .

Jussara Silva disse...

A maioria textos dele traduzem em palavras muitas vezes o meu modo de pensar.
São sempre perfeitos.
Boa semana Márcia! Bjo grande.

Gracita disse...

Boa noite amiga
Essa crônica do Luis Fernando é fantástica e eu também me identifico com sua fala em várias citações
Uma linda semana pra você Márcia
Beijos

Tiane disse...

Ah, eu também concordo com muita coisa que ele disse e muitas, sigo à risca! rerere Viver é bom demais e se formos dar boa para tudo o que falam, estaremos mudando de atitude a cada cinco minutos. Uma feliz semana, Bruxinha! E bjinhos para a Cocada, o Enzo e todos os focinhos!

Detalhes e Artes Andreza Silva Souza disse...

Márcia querida!
É muito estranho, mas, o autor me descreveu melhor do que eu me descreveria!
É um texto tão eu!
Tenho a mesma opinião sobre os telejornais, sobre dormir, ler, ficar quieto depois de uma discussão, ficar tensa antes de viajar, me arrepender do que disse ou fiz e não ter coragem de pedir desculpas....
Obrigada por compartilhar este texto, me fez muito bem saber que existem mais "eus" no mundo, que não o único ser existente que é tão controverso!

Beijos e que o seu tinha seja cheio de boas notícias!

Andréia Pereira disse...

Lindo texto! Muito bom para refletirmos sobre as decisões da vida! Beijos

Juliana Torres disse...

Muito bom, adoro as cronicas dele, Moro aqui do ladinho de sua cidade natal. Mas a parte que gostei mais foi as mesmas suas e acrescento da descreca do vivente que joga lixo pela janela do carro. Mas ainda tenho fe. Bj otima semana.

Sandra Oliveira disse...

Adorei, adorei :D
Concordo plenamente :D :D
E principalmente que deviam proibir os telejornais ;D
Beijinhos e boa semana :)

Geltha Dubon disse...

Oi,Márcia!
Adorei o texto e sua visita.
Pois é,agora parece q personagens antigos voltaram a aparecer nas festas infantis...
Se vc gostou do meu blog,volte sempre q vou adorar.
Bjks

LUANA disse...

Gostari de convidar para participar do sorteio de natal no blog Lançamento Avon.
http://www.lumakes.com.br/2015/10/concurso-cultural.html

Simone Felic disse...

E assim vamos vivendo, proibições daqui e dali, mas
só nós sabemos o que realmente é bom ou ruim para
nós.
beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Ana Freire disse...

Adorei o texto, Márcia!
Me identifiquei com cada palavra!
Grande partilha!!!! Grata por isso!
Bjs
Ana

Denise disse...

Amei o texto, amiga!
Bjs e ótima quarta!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Christiane Garcia disse...

Não conhecia esse texto. Adorei! A foto está linda!
Ah, eu atualizei o post, inclusive com a sua linda vila de Natal.
Um bjao!

Andreia Morais disse...

Gostei!

r: Concordo contigo :) muito obrigada*

Márcia Ruiz disse...

Olá!!! sim sou eu!!! kkkk, chovendo? kkkk
Não sei o que aconteceu, acho que foi a descoberta dos mimos para bebês que me deixaram completamente sem tempo. estou numa maratona pra dar conta de tudo e o fim do ano está aí... Perdão por não estar aqui como eu gostaria. Vou ter que rever tudo para o próximo ano, pois esse apenas correria. Saudades!!! Amei o texto!!! Forte abraço!!!!

Atelier Wesley Felício disse...

Márcia que texto gostoso de se ler e refletir, amo os dois autores citados tanto a Martha Medeiros quanto o Veríssimo(íntimos haha)algumas partes descritas também me fazem bem, já outras não é do meu perfil hahaha.. Mas acredito que viver é a melhor receita de tudo!! Abração Esmagador!!

Att; Wesley Felício

Maria Teresa Valente disse...

Texto lindo Márcia!
O que nos faz bem, realmente, somos nós que sabemos!
A vida vai nos mostrando as melhores escolhas, vamos lapidando nosso querer, que muitas vezes teima em nos machucar.
Feliz de quem aprende cedo!
Obrigada, abraços carinhosos
Maria Teresa

Fátima Oliveira disse...

Oi Bruxinha!
Também me identifico muito com o texto, muitas coisas até gosto mas noto que não faço (risos) são conceitos que só nos faz bem e nos deixa mais leves, prontos pra enfrentar o dia-a-dia, como ter auto controle, exercer o bom humor, manter as boas amizades, abraçar, beijar e dizer te amo, são coisas que faz tão bem, né? Adorei o post.
Beijocas.

Irene Sarranheira disse...

Olá bom dia, adorei o post
Também concordo.
Super bjinhos no seu coraçãozinho.
http://sarranheira.blogspot.pt/

handmade by amalia disse...

A beautiful text. Indeed, it is important to live in the moment and make every moment count.
Amalia
xo

Isa Sá disse...

Muitas verdades nesse texto.

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Blog da Gigi disse...

Belo texto!!!!!!!!!!! Ótimo dia!!!!!!! Beijos

Laura Ferreira disse...

Minha Bruxinhaa,
que lindo texto.Concordo plenamente,enquanto o ser humano viver pensando só em si,viveremos nesse mundo de horrores.
Linda quintaaa flor,bjusssssssss

Crocheteando...momentos! disse...

O texto está fantástico! Já o tinha lido e parece que comentei mas como não vejo o meu comentário espero não repetir! Foi ums belíssima escolha e a foto está maravilhosa! Bj

Magda Carvalho disse...

Bom texto :)

http://retromaggie.blogspot.pt/

Dorli Ramos disse...

Oi Bruxinha,
Um texto que concordo em número e grau.
Beijos no coração
Minicontista2

Nina Dias disse...

Adorei o texto Bruxa! bjs amiga
Nina

Cilene Mansini disse...

Texto muito boooom. E ler textos assim nos faz acordar pra vida, sair da inércia que as vezes caímos mesmo sem perceber.
E essa coisa de comer isso, não comer aquilo, hoje mesmo uma amiga disse que tomar café tira o cálcio que ingerimos.
Se continuarmos nessas neuras iremos viver de vento e olha lá, pq o ar esta bem poluído.
:P
Bjs

A Pequena Boneca de Trapos disse...

A Cocada é linda!

Bjxxx

Alessandra Santos disse...

Olá!
Esse texto é maravilhoso!
Perdemos muito tempo com coisas inúteis à Nossa Vida!
Vamos ser Felizes!
E muito obrigada pelo seu carinho! VC foi Top comentarista no meu Cantinho, cheguei atrasada por aqui, kkkk...
Mas vim te agradecer pela sua amizade!
Lindo FDS!
Um super bjo!
Top Comentarista Outubro/2015
Alê - Bordados e Crochê
Facebook
Twitter
Instagram

Kasioles disse...

Todos los consejos que nos das son extraordinarios para tener una vida sana y feliz, intentaré no olvidarlos y seguir tus pasos.
La foto con tu perro es preciosa.
Cariños y buen fin de semana.
kasioles

Madalena Sarranheira disse...

Olá boa tarde,
Amei o seu post!
Mil beijinhos
http://teensfashionloom.blogspot.pt/

Avelã disse...

Fiquei a olhar para a parte do inchaço no cérebro. Não soa muito bem! Associei a meningite :P Mas o texto está engraçado :)

Cris Mandarini disse...

Texto maravilhoso , perfeito.

Clau disse...

Bom dia Márcia,
Amei a postagem!
Curto muito os escritos de Martha Medeiros,
mas esse não conhecia!
Viver é tão bom, e descomplicar as coisas,
é sempre uma ótima ideia...
Bom final de semana \o/
Bjs!