Translate

julho 07, 2015

Jogo da Velha


Olá perambulantes!

O Bolo de Chuchu causou surpresa em muitos, não? rsrs.
Eu disse que quando cismo com algo, vou atrás... Bolo salgado ou bolinhos é fácil achar, mas eu queria doce!!! Quando encontrei, tive que testar.
Quero ver quando fizerem! Não esqueçam de me avisar!!!




Agora a Poção de hoje:
Será que os mais novos conhecem o Jogo da Velha?
O jogo da velha ou jogo do galo é um jogo e passatempo popular extremamente simples e facilmente aprendido.
Curiosidade: Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniam para conversar e bordar. As mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza da visão, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga: fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.
Muito popular por sua disponibilidade, pode ser jogado sobre um tabuleiro ou mesmo sendo riscado sobre um pedaço de papel ou mesa.

E por que não em uma compacta peça em MDF?
 
Fácil de carregar: é uma peça pequena, quadrada
(aproximadamente 12 x 12 cm).

Possui embutida uma gavetinha que guarda 10 peças:
5 redondas e 5 quadradas - estampadas com flores de um lado
e lisas, nas mesmas cores, do outro lado.


Embora na era digital muitos possam achar "demodê", é uma boa distração para quem quer descansar os dedos do celular e os olhos das telinhas (caindo no mesmo objetivo das senhoras que não podiam mais bordar por causa da dificuldade da visão).
Sem contar que deve ser o máximo poder brincar com o vô ou com a vó.
E ... ao final, tudo volta para a gavetinha e pode ficar à mão para uma nova brincadeira.


Esta Poção está à venda na
pelo PagSeguro ou diretamente comigo, pelo email.




E . . .
Finalmente o Caldeirão volta a ferver . . .
Você arrisca um palpite ?



41 comentários:

✿ chica disse...

Adoramos por aqui jogo da velha. mas fizemos no papel mesmo. Linda a ideia e teu trabalho! É velhinho o jogo, mas sempre divertido!


E esse teu novo trabalho? O que será? Pode ser porta joias... Pode ser potinhos para lembranças de niver ou casamento, enfim... Mas ao certo, vou esperar! bjs, chica

Estael disse...

Olá!
Quantas informações sobre o Jogo da Velha, não sabia. Bacana.
Linda a peça, tudo pode se criar não é mesmo? É MÁGICO, rs.
Boa semana para você.
Beijo
EstAEL

Daiane Aline disse...

Linda a peça!
Não sabia da história sobre o jogo é bem interessante.
Bjuss!

piteis da dinha disse...

Oi Márcia!
Que ideia mais legal essa do jg da velha kkkkk
Bom p/trazer as crianças tb p/brincadeiras do mundo real e largar um pouquinho o virtual.
Amei!
Esse caldeirão está fervendo mesmoooo!
Bjsss amiga

Alessandra Santos disse...

Olá!
Boa Tarde Bruxinha Linda!
Nossa que linda peça vc criou! Amei...as cores lindas!
Com certeza vai fazer sucesso!!!!
Eu só presenteio os pequenos com jogos, kkk e nada eletrônico, kkkkkk
Ou livrinhos, kkkk
Amei! Parabéns pela criatividade e combinação de cores!
E Márcia, lógico que pode participar da BC pois vc fazendo comidinhas rápidas e saudáveis com certeza sobra mais tempo para o Maridão e Peludinhos!!! Vem com a gente!!!!!
E o meu palpite é: Lembrancinhas! De certo vai algo dentro e dps cada um dá um finalidade para a Linda pecinha que vc vai criar!!!!!

Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Fã Page

Luma Rosa disse...

Oi, Márcia!
Não faço ideia do que seja o novo trabalho... Quem sabe um guarda-botões?
Não imaginava a origem do jogo da velha. Eu jogava na escola, quando a aula estava chata... A carteira era de duas e a minha amiga era canhota, daí professor não desconfiava :)
Bolo de chuchu? Vou ver... Imagino que a receita seja parecida com o bolo de cenoura que já substitui por outros legumes e deu certo. Batata doce e abóbora ficaram ótimas.
Boa semana!!
Beijus,

Michelle Hernandez disse...

Bruxinha,
Que lindo e diferente esse jogo da velha. Eu queria um desses na minha mesinha de centro :) Ia jogar muito. Eu adoro, minha mãe tinha um de louça a muitos anos atrás, mas já "elvis"...rsrs...Esse é inquebrável, tem essa vantagem. Muito cute.Aqui se chama 3 em raya, ou seja 3 em linha. Acho pouco criativo o nome.Prefiro jogo da velha.
Besitos

Michelle Hernandez disse...

Bruxinha,
Completando...rsrs...Eu acho que são lembrancinhas de 15 anos.

emanuel moura disse...

Muito lindo ,beijinhos ,muitas felicidades.

Prata da casa disse...

Olá Bruxinha: gostei muito desse jogo do galo, como é conhecido por aqui. Fui espreitar o bolo de chuchu ( por aqui chama-se "caiota" e também já fiz um pudim maravilhoso!!!). O bolo parece uma delícia.
Bjn
Márcia

Lucia x disse...

Bruxinha,
Amei a caixinha! Precisamos mesmo nos desligar um pouco de celulares e nos divertir com outras coisas. Aqui jogamos nos Shoppings Gamao! O pessoal se reune nos finais de tarde e os mais velhos jogam quase o dia inteiro.
Ficou super lindo o jogo da velha! E que bom; o caldeirao ja esta fervendo! rsrsrsrsrs
Bom, o meu palpite... Sao varias caixinhas para lembrancinhas de Batizado.
Bjs e uma noite de paz!

Edi Almeida disse...

Minha amiga que lindo. Aqui em casa mesmo com as crianças crescidas (16 2 26 anos) ainda jogamos em família temos algumas opções de jogo de tabuleiro e claro que jogamos o jogo da velha tb. Acho que as crianças cresceram e os pais não...kkk
Não conhecia a origem do jogo, muito legal.
Serão lembrancinhas que estão fervendo nesse caldeirão?????
bjs
Edi
Lar de arteira

Amara Mourige disse...

Oi Márcia, adorei ficou lindo, prático e decorativo!
Deve ser pequenas caixinhas para guardar brincos.Um porta-joia!
Beijos
Amara

Josiene Vassallo disse...

Oi Bru, já joguei muito o jogo da velha, só que com papel e caneta. Esta ideia da gavetinha é legal, assim as peças estarão sempre guardadas.
O meu palpite para a foto é que deve ser lembrancinhas para aniversário ou casamento ;-)
Beijinhos e uma bela semana!
Ene ♡

Anna disse...

Lindo !!!!
Aqui chama-se o jogo do galo ! E em francês é morpion ou tic-tac-toe
Beijocas
Anna

Laura Ferreira disse...

Olá Bruxinha!!
Adorei a caixinha do jogo da velha flor!!
Lindos detalhes e tons perfeitos!!
Abaixo são lembrancinhas?
Também não me importo em sair na chuva,só lamento não usar o óculos escuro que tanto amo rs
Linda quarta!Bjuss

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo artigo quando era mais jogo jogava bastante ao Jogo do Galo.
Um abraço.

Bell disse...

Criativa vc amiga, ficou lindo o trabalho.
Jogo da velha é uma delicia todo mundo adora.

bjokas =)

lua singular disse...

Oi querida,
Eu dava muito jogos, quando lecionava para o pequeninos; tinha o jogo da velha, mas eles iam na lousa riscavam e jogavam.
Adorei sua criatividade
Beijos

Cristina Barbas disse...

Que coisa mais linda esse jogo!
Muito mais charmoso do que jogar num rascunho de papel... Hehehe
Uma ótima ideia de presente...
Não tenho palpite para a foto do final... Mas sei que vem coisa bonita por aí!

Abraços, Cris

Simone Felic disse...

Que fofa esta caixinha com jogo da velha, adorei, linda linda, deixei resposta
á sua pergunta.
beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Crocheteando...momentos! disse...

Amiga...conheço o jogo!
A caixa é maravilhosa!
Bj amigo

Nina Dias disse...

Que graça Bruxa! Amei as cores! Esse jogo acho que toda criança sabe jogar! Lindo!
bjs Nina

Tétis disse...

Olá amiga,

Há já algum tempo que não visitava a tua caverna e, como sempre acontece quando aqui venho, fiquei encantada com a tua imaginação e habilidade.

Muito bonito este teu trabalho que se traduz no velhinho mas sempre actual jogo da velha ou jogo do galo. Confesso que nunca imaginei vê-lo sem ser em papel... E a história, que não conhecia, contribuiu para aumentar os meus conhecimentos e assim ficar informada sobre a origem do jogo.

E o que será que vai agora sair desse caldeirão? Não consigo imaginar e por isso ficarei ansiosa para ver...

Até breve. Beijinhos

♥ Menina Prendada ♥ disse...

Então, jogo da velha, ainda jogo muito isso e adoro, mas a sua peça é uma belezura só. Um xeru, Sandra

http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Márcia querida,
Amo jogo da velha,ficou sensacional,belo trabalho!!!Quanto o que está no caldeirão,acredito que seja lembrancinhas de festas,aguardo a curiosidade!
Tudo de bom,fique com Deus.
Grande beijo

Mariane disse...

Que lindeza que ficou! Amei o trabalho <3
Um beijo

Dicas para Todas

casitadefieltromont disse...

que original,me encanta¡¡besos

Tiane disse...

Adoro jogo da velha! Volta e meia, Leonardo e eu jogamos, em qualquer lugar. Se estamos conversando com um papel e caneta na mão, não demora para um dos dois riscar o desafio, até no box do banheiro, usando o dedo e o vapor d'água no vidro no box, rola um jogo da velha. rerere Não faço ideia do que seja este monte de caixinhas, até pensei num outro jogo, tipo Batalha Naval. rararar Seja lá o que sair das mãos da Bruxa, será um belo trabalho! Bjinho!

Diná Fernandes O.Souza disse...

Que lindo seu blog e seu trabalho, adoro jogo da velha, paciencia e dominó. Ficou da hora essa poção.

Bjs!

ANALAICE disse...

Olá!!! Adorei sua ideia do jogo da velha na caixinha!!! Eu não sabia a história e origem do joguinho. Achei muito interessante... A caixinha ficou super fofinha e útil. Bjs e um excelente fim de semana!!!

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Marcia.
Jogo bem legal, costumo ate brincar com meu sobrinho de cinco anos, o mais interessante é que ele ganha de fato, a mãe dela pensa que estou facilitando, que nada estou é perdendo mesmo rsrs. Gosto muito porque acima de cinco anos é para toda faixa etária. Uma linda sexta- feira. Beijos.

Ana Paula Borges disse...

Que peça incrível! Super adorei! bjsss www.janelasingular.com.br

Lilasesazuis Gata disse...

Adorei saber mais sobre esse delicioso jogo da minha infância e adolescência.

Tenho um feito em madeira com as carinhas do Chaves e turminha.

O seu floridinho e na gavetinha está mesmo uma gracinha.

Não sei qual a próxima maravilha que sairá do caldeirão...hehehe...

beijinhos, querida, tenha um final de semana bem bonito!

Lígia e =^.^=

VILMA PIVA disse...

Belissma peça!! Eu gosto de jogar com meu neto fazendo do jogo um passatempo gostoso.Parabéns!! Beijos!!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, não conhecia o jogo como sendo o jogo da velha, sempre o conheci, como jogo do galo, não é fácil saber que objecto é na ultima foto, para mim, parece-me um submarino.
Obrigado pela excelente patilha.
AG

Look Day disse...

Que bacana, eu adoro jogo da velha, assim então.

beijos.

Pérola disse...

Por aqui se chama Jogo do Galo e já o joguei muito enquanto criança.

Beijinhos

Paula Louceiro disse...

Joguei muito quando era mais nova, então pra mim devia ser jogo da "nova", kkkkk
Gostei de saber um pouco mais da história do jogo.
E esse tabuleiro está lindo.
Beijos

Samuel Balbinot disse...

Bom dia querida Márcia..
este jogo é tão bom quanto banco imobiliário, varretas, loto, e um simples jogo de biscas rsrs
jogo é bom sempre.. menos os que levam nosso dim dim embora né rsrs
abraços e feliz sempre doce amiga

Sandra Oliveira disse...

Na minha terra chama-se "Jogo do Galo" :D
Esse está um máximo :) Tem muito jeito e bom gosto para estas artes :)
Beijinhos e parabéns :)