Translate

junho 06, 2014

Pequenos jardins

Olá perambulantes !!!!
Como estão?

Na minha quinta participação do 1 Projeto por mês, quando postei o jardim da caverna, muitos que elogiaram o grande espaço que tenho, também comentaram que moram em apartamento ou possuem quintal pequeno que não permite ter um jardim.

Mas, como sou viciada em natureza desde pequena (cresci no meio dos vasos da mãe, levando bronca por quebrar plantinhas com a bola rsrs), tudo que vejo de diferente, vou guardando lá no meu álbum do Pinterest.

E hoje venho compartilhar com vocês algumas ideias (muitas já conhecidas) para pequenos espaços que encontrei durante meus vôos pela net.



Ervas frescas num terraço no sétimo andar.
Todo o projeto foi executado pelos próprios moradores, com material reciclável (o portão ao fundo), prateleiras coloridas e corda sisal.
Imaginem o cheirinho e a delícia de poder colher as ervas na hora de usar.

Fonte


Essa foto é só um dos exemplos que estão 
neste link, onde muitos jardins verticais enchem nossos olhos. Organizados em estante, prateleiras, banquinhos... O que não falta é inspiração.

Aqui, tudo muito organizado em caixotes, escadinha, prateleira e ganchos.
Apaixonante e um dos meus favoritos. Adoraria passar um tempo precioso por aqui.

Achei o máximo essa ideia.
Mais ervas, só que desta vez plantadas naquele modelo de sapateira basiquinha, que encontramos por aí. Parece ser um material resistente e presumo que as meninas da costura tiram de letra um projeto como esse.
Aqui tem outros exemplos de reciclagem em prol da natureza, a maioria com link.


Um canto, um palet (ou palete), vários vasinhos básicos, vidros, latas e muitas florezinhas amarelas.
Não ficou um charme?
Com certeza, eu vou ter um cantinho assim - já tô pensando na minha varanda...


Para os fãs (como eu) das suculentas.
Muitos vasinhos numa composição charmosa, fixados com ferro.
Minha mente fértil já pensou em várias possibilidades com materiais alternativos.



Um cantinho, um barquinho e muitas flores - espaço pequeno, mas muito convidativo para meditação, contemplação, papeação... rsrs.
Eu amei!
Minha mãe tem um barquinho de ferro, bem estreito e comprido que nem me lembro de onde veio (vou investigar hoje mesmo) e é usado como floreira também.



E ela de novo - a tão famosa escada, com toda sua versatilidade, ocupando vários locais da casa.
Percebam que o apoio entre os degraus é feito por um estrado que apoia uma bandeja com pedrinhas.
Um cantinho e muito verde.
Aqui, outras sugestões e muito colorido.

Fofurice total e absoluta.
Bules pendurados com suas pequenas flores.
Citando mamãe novamente - em sua casa tem um cantinho com prateleiras, onde foram colocados pregos e várias canecas que seriam descartadas. Há uns anos, mostrei no fotolog que tinha. Vou fotografar novamente para mostrar junto com o barquinho.
Bora reaproveitar os itens de cozinha?

Aqui com outras lindas sugestões.


Um material que todos temos e também muito utilizado.
Aqui, além do belo colorido das flores, as latas ajudam a dar destaque nesse poste.
Me parece um condomínio, mas já imaginaram como ficariam lindas espalhadas pelas ruas (se o povo deixasse, claro...)?
Meu pai, quando era solteiro, usava as latas de óleo como floreiras, abrindo em seu comprimento. Vi muitas e não esqueço.

Finalizando, um jardim executado no pequeno corredor e espaço ao fundo. 
Com lindas flores no chão (a caverna real tá cheinha delas), em vasos, grama e uma charmosa passagem.
Reparem  na grade com floreira no muro ao fundo e outras nas laterais, servindo de guia para as plantinhas.




Belas sugestões, concordam?
Como viram, sempre é possível ter um pouquinho de natureza por perto, seja em latas, garrafas, vidros, banquinhos ou escadas.
Muitas espécies necessitam de sol em grande quantidade, outras, em pequena quantidade e outras precisam apenas da luz natural.
Se inspire e leve a natureza pra perto de você!
E se fizer o seu jardim, venha participar do 1 Projeto por mês.



37 comentários:

Lucia disse...

Amei a postagem! Com certeza farei um cantinho aqui em casa! Lindas ideias!!!
Bjs e um final de semana bem florido!!!

Crocheteando...momentos! disse...

Olá linda!
Uma seleção com propostas belíssimas!
Provavelmente farei o meu projeto de junho com algumas destas propostas! Bj

Nadja disse...

Oi Bruxa!

Nasci, cresci e vivo no no das plantas, mesmo morando em apê.
Minha varanda parece uma floresta, não sei o que seria de minha vida sem as verdinhas!
Suas dicas são ótimas!

Lindo finde!

Bjksss

Juni Biscuit disse...

Lindas ideias, também amo a natureza, as plantas...não sei como seria minha casa sem minhas plantinhas!!!!
Beijos.

Bell disse...

Oi querida

O meu eu teria que pendurar na parede pq não tenho espaço, minha sacada é minúscula rs...

Um lindo fds pra vc =)

jana ferreira disse...

que bacana amiga adorei as dicas..bom fim de semana...bjss
http://cantinhodajanaartes.blogspot.com.br/

Jô Turquezza disse...

Alguns já tinha visto, mas não me canso de amar essas belezinhas.
Criatividade pura!
Tenho quintal, mas tenho vasos com ervas aromáticas. Estou começando a plantar.
Bom finde.
joturquezzamundial
Beijos.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

São dicas e ideias maravilhosas para quem tem muito ou pouco espaço e quer ter um jardim verdinho em casa!
Adorei as fotos Bruxa, show!
Beijos
CamomilaRosa

✿ chica disse...

ADOREI! sÃO LINDOS E INSPIRADORES E O DOS BULES COLORIDOS,SHOW! BJS, CHICA

Simone Felic disse...

São lindas sugestões , vi muitos destes , é uma ótima ideia.
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Alessandra Santos disse...

Olá!
Que cantinhos deliciosos!!!!
Deu uma vontadinha de fazer!!! Hããããmmmmm, será??? kkk...vou pensar no que posso fazer por aqui, rsrsrsrs....
Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho...vc é mto querida viu?!?!?

Um super bjo!

Alê- Bordados e Crochê
Fã Page

Ju disse...

Olá Bruxa,
Ideias encantadoras que só comprovam que é possível ter, um cantinho que seja, com plantinhas e flores!
Beijo
Ju

Jussara Silva disse...

Eu fico encantada com estas sugestões. Eu adoro, e também criei um álbum no pinterest com inspirações para jardim. Esse jardim no corredor é perfeito.

O Projeto está um sucesso, né? Estou amando participar e já pensando no próximo. Rsrs.

Bom final de semana, bjos.

Marcia Ruiz disse...

Estou precisando de um tempinho para comprar minhas plantinhas para renovar os canteiros. Após o verão, poucas sobreviveram. Tenho uma bicicleta velha esperando por uns vasinhos, rs, vou aproveitar que anda refrescando e começar o plantio. Adorei as sugestões.
Bjs

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Lindas inspirações!!!Amei as ideias,
pois quase não tenho espaço.Um ótimo
e abençoado final de semana.
Grande beijo

Patricia Galis disse...

Amo essas sugestões logo logo estarei fazendo o meu jardim pois ainda estamos terminando a casa e vou utilizar muitas dicas deste post.

Bianca disse...

Que lindas essas fotos, amei as sugestões!
Bom fim de semana!
Beijos

Zilani Célia disse...

OI BRUXINHA!
ADOREI, AS FLORES TRAZEM EM SI MUITA DELICADEZA, PARA NÃO FALAR NA BELEZA, SÃO OBRAS DIVINAS COMO TUDO O É, MAS, ELAS, "DEUS" COLOCOU NO MUNDO PARA OS DE CORAÇÕES SENSÍVEIS ADMIRAREM E LHES DAREM O VALOR DEVIDO.
SEMPRE DOU UM JEITINHO DE TER PLANTAS, MAS SE TIVESSE UMA SACADA, POR MENOR QUE FOSSE NA CERTA TERIA UM JARDINZINHO SUSPENSO NEM QUE FOSSE.
ADOREI TUA POSTAGEM.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Mari Rodrigues disse...

Amei a postagem, aqui eu tento manter a natureza sempre por perto. Minha varanda é muito quente, até as suculentas sofrem...
Venha participar do MEGA SORTEIO lá no blog, são 5 peças artesanais. Você não pode perder...
Te espero lá!

http://www.studioartecasa.com.br/2014/06/mega-sorteio-o-studio-leva-arte-sua-casa.html

Bjos, Mari.

adelaide rodrigues disse...

Olá Bruxa, amei a postagem, minha mãe é que fica com a parte de jardinagem ,eu mais aprecio, perguntinha...o projeto sou eu que idealiso.......e o banner coloco no blog ou na postagem...........um bom final de semana..........bjus.........

Luma Rosa disse...

Oi, Márcia!
Apesar de ter um terraço, as plantas que deixo lá são mais resistentes. Aqui venta demais. Eu fiz uma hortinha de temperos em minha área de serviço e já postei no blogue. Adoro cozinhar e pegar os temperos diretamente de seus vasinhos. Ela é um pouco parecida com sua segunda imagem. Adorei o caminho de Maria sem vergonha!
Beijus,

Mundo da Carolina disse...

Lindos e encantadores todos esses cantinhos cheios de belas flores!! Eu gostei bastante de tudo o que a tua postagem trouxe!! Desejo-te boa semana,tudo de bom,muitos beijinhos!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

Mirian Trédicci disse...

Oi Bruxa,
Que postagem deliciosa, adoro estes projetos para pequenos espaços. Tenho um espaço bom em casa mas estou tentada em fazer um cantinho com vasos na escada, acho que fica um charme!!
Um beijo

Josiene Vassallo disse...

Oi Bru, várias dicas legais de jardins para espaços pequenos, adorei o barquinho e os bules pendurados, não tinha visto estes antes. No meu blog eu fiz um post que é: JARDIM VERTICAL, lá tem algumas dicas tb pra quem tem pouco espaço :-)
Beijinhos e uma bela semana!
Ene

Ane disse...

Menina,adorei sua postagem!Um dia deste andei fazendo uma pesquisa na net sobre jardim vertical e achei muita coisa interessante, fiquei super animada vendo estas fotos!Lá no novo apê faremos um jardim metalizado(ferro),o espaço é super pequeno mas vamos aproveitar cada canto!
Ah sim!O livro é empolgante,naquele ritmo frenético dos livros de Dan Brown,estou na pagina 185 e quando pego não quero parar!Um beijo!

Amara Mourige disse...

Márcia, quanta ideia legal!Adorei a escada!Obrigada por compartilhar
Bjs
Amara

Zizi Santos disse...

Oi Marcia
muitas dicas e sugestões ! quando vejo assim, tenho uma vontade de ter, mas que venha já tudo prontinho sabe? Esse barquinho é bem encantador! E as latas no poste também! Minha mãe fazia como teu pai , floreiras de latas. certa vez, resolvi lavar o quintal para ela e não reparei que o fundo estava desfeito. Já viu, né? a terra saiu todinha! E como ela era uma sobrevivente da seca no Nordeste, não suportava desperdício de água. Ficou muito brava, pois tive que usar o dobro de água. Na época eu não suportava plantas, bastou casar e ter minha casa para amar as plantas.
Hoje, estou querendo me desfazer das minhas. Se mudarmos, não sei se teremos varanda. Mas hoje, ja vi marido trazendo um hortelã. Quer fazer uma floreira com temperinhos!
aiai
Adorei o post e estar aqui no seu cantinho cor de vida
bjos
Zizi

Sofia disse...

Lindas sugestões sem dúvida!
Eu também tenho o meu pequeno jardim cá por casa :)
Beijinhos*

Samuel Balbinot disse...

Bom dia Bruxinha querida.. vendo as fotos já me transporto aqui para dentro de casa.. a mãe tem quase uma floricultura.. além de ervas é dólar.. dinheirinho e sei lá mais o que rsrs eu fico com a lavanda que tem sempre um perfume muito bom.. abraços gelados do sul rsrs frio do cão este

Arlete Mourige disse...

OI! Que lindas ideias.Gostei muito da primeira.Boa semana.Beijo

Angélica D disse...

Hola amiga querida !, como me gustaría tener un pequeño jardín en casa , me encanta la idea de esa escalera con plantas ,, tenga un buen comienzo de semana
Besos

Fátima Oliveira disse...

Oi querida Bruxinha!
Quantas ideias lindas, adorei todas, é um prova de que em qualquer espaço dá pra se fazer um cantinho verde.
Beijos!

Gélia Carvalho disse...

Oi Márcia esta primeira foto e os bules, achei muito bacana, os bules ficaram lindo, agora quero achar uns baratinhos para fazer isso rsrsrs.

bjs

Gélia

Patricia disse...

POSSO FALAR A VERDADE...FIQUEI COM DÓ DOS BULES SUPER FOFOS...KKK, QUERO PARA MIM VIU.
REALMENTE COM CRIATIVIDADE E PRODUTOS SUSTENTAVEIS PODEMOS FAZER MARAVILHAS...BJS E ATÉ BREVE

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Um cantinho mais lindo do que o outro. Eu só fico sonhando acordada, né! Hahahaha!!
Maravilhosos mesmo!
Bjns
:)

Teresinha disse...

Gostei muito deste espaço, com ideias muito interessantes.
Bjs

Lilian Brito disse...

Um verdadeiro sonho!
Bem que eu queria muito ter um jardim assim.
beijos