Translate

maio 30, 2014

Projeto - Nascendo um Jardim

Olá perambulantes!!!
Chegou mais uma etapa do 1 Projeto por mês - a 5a, já que começamos em janeiro.
Pra quem ainda não conhece e quer participar, basta clicar aí no link e ver como.
Não precisa ter blog - o face também vale! Basta colocar o selinho e deixar o link que todos os participantes vão publicando.

Na minha quinta participação trouxe algo totalmente diferente das arteirices que venho postando.
Dessa vez, um projeto em parceria com marido - nosso jardim!

Era assim:
Essa é a parte de trás do terreno e além da grama e trepadeira, só tinha o pé de amora.
Mas queríamos fazer um jardim.

Agora tá assim
Outono: as folhas da amoreira caíram
e as fotos foram feitas  num delicioso dia de chuva do final de semana passado.

A diferença das duas fotos, além da estação e do clima (a primeira no dia de sol e a segunda com chuva), são as plantinhas e os mourões que estão delimitando o jardim que vem tomando forma a cada dia.

As espécies que escolhemos são folhagens, coleus, lírios, antúrios e bromélias
Nessa foto o mini antúrio vermelho exibe suas lindas flores; alguns mini lírios ainda não floresceram, mas ao fundo é possível ver a flor branquinha de um deles e a moita de florzinhas rosas (que parecem uma bolinha) se espalha a cada dia em volta da Amoreira.

Mais para a direita, as folhagens continuam e no canto está o antúrio branco que retiramos do vaso (a parte que ficou no vaso também se desenvolve e daqui uns dias, teremos mais um para plantar.

Mais folhagens, mais coleus. Algumas ficam baixas como essa moitinha da frente que retiramos e espalhamos em outros cantos, mas já encheu novamente (marido trouxe do interior quando viajou a trabalho). Mais à direita na foto, a folhagem rajada com folhas coloridas vira uma árvore (se deixar) - os tons das suas folhas são a cara do Outono.
Percebam que a trepadeira ainda não chegou nessa parte do muro.

Continuando pelo mesmo lado, - nessa parte a trepadeira também aparece - um fícus resgatado do abandono e morte iminente começa a se recuperar e esperamos que em breve seu tronco esteja forte e cheinho de folhas.
A bromélia, também retirada da super touceira lá do fundo, teve suas mudas plantadas em vários locais (e distribuímos mudas para vizinhos, colegas de trabalho... foram muitas!). As flores já aparecem na maioria.

Agora, o lado esquerdo da amoreira:
A "mamãe" bromélia que gerou todas as outras mudas é aquela à direita na foto e foi a primeira a fazer companhia para a amoreira.
Desse lado, a trepadeira já fechou todo o muro e as espécies se repetem - folhagens altas, baixas, coleuslírios e outras espécies de bromélias.

Nessa outra foto é possível ver, à esquerda, a dracena tricolor ou variegata (rsrs só sei o nome porque foi a minha irmã, também viciada em plantas, quem me deu rsrs) que com seu caule fino e suas folhinhas se exibe à primeira vista do jardim.

Tudo cercado com mourões, que ainda serão retirados - queremos cortá-los em tamanhos pequenos para ficarem na vertical, fazendo toda a volta.

E aqui a parte central, onde colocamos um areca, que em seguida ganhou a companhia dessa folhagens avermelhadas.

Esquerda, de cima pra baixo: bromélia, lírio, antúrio;
Centro: dracena tricolor;
Direita, de cima para baixo: coleus, ficus, coleus.

A intenção é que essa "bagunça" se transforme, em breve, num belo jardim colorido, com duas áreas de descanso.
Há ainda, um pomar (também em desenvolvimento) e um espaço com várias espécies de flores coloridas, mas isso, é assunto pra outra postagem.

Dedico essa postagem à Simone, do blog Eu e minhas plantinhas.

Essa foi a quinta etapa do:

Os outros Projetos podem ser vistos em:

Participantes dessa etapa:
Patches by Márcia Ruiz com Toalha americana infantil;
Sposata! com Capas de almofada;
Koisinhas Chiques com Porta-Retrato & Arte Zentangle;
Alê - Bordados e Crochê com Lembrancinhas de Batismo;
Eu que fiz... ou quase isso com Organizando a cozinha com acessórios;
Caminhando na Arte com Varal de Corações;
Crochetando... momentos! com Preservando memórias!;
Lih...só faz Artes! com Cesta em crochê aramada;
C de Cici com Coração de patchwork;
Casinha da "Eliane" com Gatinho cheirinho;
Lilicutes by Kakuseisha com Festival de Flores;
Art & Casa com Banquinho Amarelo;
Meu lado arteiro com Boleira com decoupagem;
Arteencantos com Porta rolo com lata;
Ateliê da Gabriela com Sandálias da Valentina;
Fuxicando Ideias com Era uma vez uma forma de pão....;
Zizi Santos com Enfeite de porta;
By Karen Kessler com Passarinho de tecido;
Arquitetura Ene com Decoração de Festa;
Recicla, cria e ... com Tulipas;
Pequenos Grandes Pensantes com Viver Bem;
Totalmente Cor de Rosa com Bolsa Reversiva ou Japonesa;
Mônica artesanatos com Necessarie.

Anota aí a próxima etapa - 27 de Junho - e vem participar !!!


52 comentários:

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Bom dia Bru, nossa que jardim grande vc tem, sabe que eu queria muito ter uma casa com este espaço, eu tenho um terreno enorme num município vizinho, mas cadê grana para construir!

Acho que vcs terão logo logo um jardim ainda mais lindo, pois quando as plantas vão se desenvolvendo mais lindo fica.

Hoje meus post tb não teve nada haver com arte, mas teve haver com deixar de procrastinar né rsrs.

bjs

Lucia disse...

Eu adoro jardins!! Ainda vou fazer um quando for pra minha casa! Mas so de suculentas!! Amo!!!
Ficou super show o jardim!! Com certeza ficara lindo!! Parabens!!

Olha o link do meu projeto: http://koisinhaschiques.blogspot.ca/2014/05/porta-retrato-arte-zentangle.html

Ate que enfim saiu!!!! rsrsrsrs
Bjs e um lindo dia!!!

✿ chica disse...

Um belo projeto e mesmo que dê trabalho, é prezeiroso mexer com a terra! Vai ficar lindo! bjs,chica

Bianca disse...

Lindas as suas plantinhas, eu adoro jardins!
Bom fim de semana!
Beijos

Jussara Silva disse...

Amiga, que projeto encantador! Adoro jardim e sinto não ter um quintal maior para ter um, mas tem muitos vasinhos aqui em casa. Tirei fotos de uma hortinha que temos em casa vou postar na BC da semana amanhã.
Trouxe o link do meu projeto. Bom finde! Bjos.
http://caminhandonaarte.blogspot.com.br/2014/05/varal-de-coracoes-meu-projeto-do-mes.html

Crocheteando...momentos! disse...

Sem dúvida que é um belíssimo projeto!
Agora arranje um cantinho para as ervas aromáticas...BJ

ELIANE VILELA disse...

Bom dia, fiquei apaixonada por suas plantinhas, sou uma grande "jardineira de quintal"kkkkk, como vc disse, vai ser uma delícia obervar essas plantinhas formarem e deixar o jardim lindo... Muito lindas e bem cuidadas, parabéns

Levando seu link, mais tarde passa no meu blog pra ver meu post, tem mais ou menos a ver com flores...

Bjus

Lih

Gabriela Barreto disse...

Bom dia Bruxa. Adorei seu jardim. Com o tempo vejo que ele vai ficar mais bonito ainda. As plantas estão muito bem cuidadas. Eu gosto muito de plantas, só que agora moro em apartamento e acabo não tendo plantas em casa. Mas amo muito tudo isso. Acho que uma casa sem plantas é uma casa sem vida. No momento estou tendo um help das plantinhas artificiais, que me ajudam a alegrar o ambiente. Querida beijos e um ótimo final de semana. Gabriela Barreto

Ateliê Tribo de Judá disse...

Uma verdadeira magia preciosa , e o amor faz brotar lindas respostas.
Parabéns por tanto encanto.
Muito obrigada por sua gentil visita que sempre ilumina meu pequeno espaço, estou me arriscando a algum tempo na arte zentangle,estou apaixonada por ser algo simples que de primeira vista parece muito complexo.
Beijãozão.
Joelma

Alessandra Santos disse...

Olá Bruxa!!!
Nossa errei feio no meu palpite, kkkkkkk
Mas como sempre, lindo o seu projeto...amo jardins!!! É tão inspirador!!!
Já está lindo o seu, e com certeza ficará mais belo ainda com o passar dos dias com os seus cuidados!!!!
E sobre o selinho, lógico q. pode trazer, kkkkk,
Lindo FDS!!!

Um super bjo!

Alê- Bordados e Crochê
Fã Page

Lilicutes disse...

Aiiiii consegui chegar aqui rsrsrrs. Estou correndo desde cedo com fotos e a postagem!!! Bem feito pra mim, quem mandou deixar tudo pra última hora!!!

Bruxa, minha linda, seu jardim está um espetáculo!!! Amora???!!! Sou louca por elas. Quando saírem acho que vou dar uma passada por aí \o/ #aoferecida!!!

Não entendo muito dos nomes das plantinhas, sempre admirei quem conhece as flores e árvores frutíferas pelo nome. Está bem colorido antes mesmo de chegar a primavera. Será um lugar maravilhoso de se estar e contemplar a natureza. Fora os au aus que estarão a volta!!!

Bjssssssss e vou colocando o nome de todas após o almoço. Almoço?? Vou ter que comoprar um frango assado na West Boi, pois não fiz nada agora pela manhã kkkkkk

Kaku

Mari Rodrigues disse...

Oi amiga, ficou maravilhoso!!!!
Posso ficar com uma pontinha de inveja? Adoraria ter um espaço assim... Você e seu marido aproveitaram muito bem o espaço e está tudo perfeito parabéns!
Minha participação você encontra aqui:

http://www.studioartecasa.com.br/2014/05/banquinho-amarelo-desafio.html

Bjos, Mari.

Marcia Ruiz disse...

Amo flores e no ano passado tentei ter um canteiro bem florido. Estava lindo e... o verão...MATOU quase tudo, ai, ai. Estou agora tentando refazer. Adorei tudinho e que lindo terreno, vai ficar show!!!
Bjs

Patricia disse...

amo jardins , flores, verdes...o cheirinho de terra molhar e o sorriso das plantas molhadas ganham sempre meu coração
amei o seu
to terminando o meu post
beijos mil

Nadja disse...


Seu jardim tá lindo!
Daqui alguns meses ficará mais lindo ainda, quando as plantinhas crescerem e espalharem pelos canteiros!

Lindo finde!

Bjksss

Edimara Iszczuk Almeida Bryk disse...

Nossa que projeto encantando. Adoro plantinhas, mas atualmente preciso me contentar com uma varanda de ap e uma horta na janela...kkkk...Nunca iria adivinhar...kkkk
bjs

Angélica D disse...

Hola !! Yo adoro esas plantas que sólo se dan en su país !! Ese follaje color burdeo es una maravilla !,que tenga un óptimo fin de semana
Besos

Simone Felic disse...

Boa tarde
Que legal o jardim tenho certeza de quando a primavera chegar ,ele ficará super colorido , adorei a dedicatória, tenha um bom fim de semana.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

jana ferreira disse...

Boa tarde amiga seu jardim ta um encanto muito lindo ..um abençoado fim de semana......amiga quero te convidar para o concurso que ta rolando no meu blog ficarei feliz com sua participação..bjss
http://cantinhodajanaartes.blogspot.com.br/

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que jardim mais gostoso de ver e estar!!! Adorei, parabéns! Lindas as bromélias!
Eu estou com um pequeno jardim na frente da casa, mas tenho muitas orquídeas em vasos que sempre me alegram com flores!
Beijos
CamomilaRosa

Patricia disse...

participando agora viu...http://patricia-aria.blogspot.com.br/2014/05/pap-porta-rolo-de-papel-com-lata-de.html

Eliane disse...

Um que lindo que esta ficando!!!
Esse sim é um grande projeto, JArdim é tudo de bom pois cresce junto com a gete.
Obrigado pela vista.
To tentando atualizar mas hoje o tdia ta meio complicado

Carmen Ferreira disse...

Oi Bruxa
Que lindo que está ficando seu jardim, você e seu marido estão de parabéns. Eu só planto suculentinhas.
Vou ver se participo do seu projeto...
bjos

Karen Kessler disse...

Oie!!

Que espaço bacana você tem... vai ficar lindo!

Beijos

KAren
bykarenkessler.blogspot.com.br

Zizi Santos disse...

Bruxa
direto do forno:
http://zizi-santos.blogspot.com.br/2014/05/um-projeto-por-mes-enfeite-de-porta.html
e vim correndo apreciar a sombra do jardim! As plantas estão em pleno vapor! crescendo como nunca, que bom! Você verá que em pouco tempo, elas se multiplicarão, e vai precisar de replantar algumas .
É um ciclo compensador! e saber os nomes , é um delícia. Agora aprendi sobre os coleus, que adoro. Pena não ter um jardim no momento. E minha queridinha e próxima aquisição é ter uma muda da dracena tricolor. Se for muda ganha, melhor ainda, assim ela tem uma historia e não direto da floricultura, onde eles não contam nada, só vendem, rs
Eu namoro uma, quando caminho. Ela fica numa rua agitada, barulhenta .
De vez em quando alguem arranca mudas, ela nuca cresce. Fico esperando um jardineiro aparecer, mas coitadinha, ela não tem folga. Por enquanto só namoro, um dia, eu brinco caso e trago uma muda mesmo da floricultura.
(vixe, hj estou falante,)
Adoro amoras e geleia. Quem sabe você faz umas geleias com suas amorinhas.
obrigada por trazer seu jardim ! conhecê-lo foi um presente.
bjo
Zizi

Carla Maria disse...

Sou apaixonada por jardim..lembranças de minha infância onde minha mãe tinha um jardim maravilhoso,saudades de quando vivi fora do Brasil onde minha casa tinha também um jardim lindo e minha cidade era conhecida como a cidade dos jardins...hoje moro em apartamento meu jardim são pequenos vasos...
Seu jardim está ficando maravilhoso e você tem muito bom gosto na escolha das plantas.Parabéns a vocês por este lindo espaço que estão fazendo.
bjs e um lindo final de semana.
Carla

Maria Carolina disse...

Só tenho uma coisa a dizer: Que sonho!
Eu sou louca para ter um espaço (de verdade) para ter um jardim, é um sonho antigo... e fiquei encantada com as plantinhas lindas que você selecionou! Sem dúvida vai ficar uma beleza este seu cantinho!
Por favor, depois mostre o desenvolvimento das plantinhas para vermos como estão ficando (a curiosa né...rsrs)!
Obrigada pelo recadinho lá no blog! Depois daquelas almofadas surgiram mais algumas encomendas... vamos ver no que isso vai dar!rsrs

Amo essa Blogagem Coletiva! Já estou ansiosa para o próximo projeto!

Beijinhos e ótimo final de semana!

Josiene Vassallo disse...

Oi Bru, você arrasou no seu jardim, adorei tudo, o antúrio com flores está lindíssimo, a dracena tricolor eu não conhecia, achei muito bela, a bromélia é uma das minhas preferidas, amo todas as espécies, o muro com trepadeiras acaba fazendo parte do jardim deixando-o fazer parte do conjunto todo como se fosse uma cerca viva, sempre gostei de muros com eras (trepadeiras).
Cada dia que passar ficará mais bonita as suas plantas e o jardim também ficará mais encantador.
O jardim central ganhou um destaque ótimo com as folhagens vermelhas!
Deu trabalho, mas é muito bom vermos o resultado, né? Parabéns para vocês dois :)
Beijinhos e um finde bem alegre!
Ene ♥

Silvana Cotrim disse...

Oi, moça.
A folhagem avermelhada chama iresine e ela vai sufocar sua areca, que ela cresce bastante - a não ser que vc faça poda constante.
Mas seu jardim tá ficando lindão. E eu também amo plantas. Fiquei até animada a "rechear" mais meu jardim.
Parabéns. Fique firme, que tem hora que a plantinha morre e a gente sente um desânimo...
Já postei direitinho hoje, tá?
Abraços fortes e cheirosos procê

Cantinho da Selminha disse...

Está ficando tudo muito lindooo, imagine quando elas estiverem todas adultas, o colorido que não vai ser? queria tanto estar participando, mas ...muitas coisas acontecendo, mas não ti esqueci, um grande beijo, bruxinha lindaaa!

Juliana Rosa disse...

Pequena Bruxa, vc é uma guerreira. Seu jardim é maravilhoso e quem me dera ter aqui em casa um espaço grande para poder mexer com a terra plantar e ver as plantinhas crescendo,mas infelizmente ah um pequeno jardim em cima da minha casa sob a cobertura, mas como sou cadeirante não tenho como subir lá. Sabia que quando eu era criança gostava de plantar feijões e sementes de girassóis em latas e até que os girassóis ficavam bonitos. Taí um dica pra vc plante girassóis também. Um abraço esmagador e um lindo fim de semana. Bjos.

Criando Artes Carla disse...

Oi querida, que lindo jardim vc tem.
Como eu queria ter um espaço assim, mas eu moro em apartamento e me contento com jardim daqui do condomínio.
Parabéns pelas belas plantinhas.
Beijos e bom fds

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Olá Bruxa!
Uau!Maravilhosoooooooooooo!!!Que
espaço encantador!Lendo a descrição,
o que achei mais importante foi o
carinho do casal,mostrar o amor pela
natureza,vcs estão de parabéns por
ter um lugar super abençoado,Santa
Inveja!!!Um ótimo final de semana,
fique com Deus.
Beijos floridos

Beatriz Paulistana disse...

Boa noite amiga Márcia!!!
E já está lindo o seu jardim...a cada dia vai ficar ainda mais belo.
Parabéns!!!
Quase não participo...pensei e resolvi participar...sei que vai ajudar a me dar forças...meu projeto deste mês: Viver Bem!!!
E vamos que vamos...
Tenha um final de semana abençoado!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pequeno Príncipe disse...

Bruxinha, adorei o seu jardim!
Beijinhos Pedrinho

Jô Turquezza disse...

Bruxa querida, esse mês foi muito atrapalhado para mim. Terminando obra do novo Atelier, preparando festinha do meu niver, dando asas à imaginação no meu Blog novo .... quando vi o mês chegou ao fim.
Até que dia posso postar?
Vou tentar fazer algo, não quero deixar de participar.
joturquezzamundial
Beijos.

Jô Turquezza disse...

Voltei para comentar seu jardim:
ficando muito legal, é gratificante prepararmos um bem florido e colorido.
Gostei!
Beijos.

Josye Duran disse...

Olá Bruxinha!!
Como é bom ter um jardim, o seu é bem grande, amo verde!!
Como moro em apartamento não posso ter um grande jardim, mas sempre tenho flores por aqui :-).
Também conclui o meu projeto, amando participar!!
Bjss
http://www.totalmentecorderosa.com.br/2014/05/bolsa-reversiva-ou-japonesa-1-projeto.html

Patrícia Gonçalves disse...

Ola flor, entrei pelo celulat do meu filho kkkk eh ruim mas nao resisti . Na segunda eu atualizo as postagens.... nossa seu jardim esta um encanto. Aa plantas sao de cores maravilhosas...vou voltar depois para anotar os nomes e ver em tamanho maior.Parabens pelo cuidado e capricho. Tudo perfeitamente
harmonioso. Espero voltar logo ne imagina minha agonia. ....o jeito eh ter paciência rsrs bjsssss lindo finde

Ane disse...

Parabéns pelo projeto de jardim menina!Sinto uma falta danada de ter um,moro em apê,mas tenho uma varanda e coloco o máximo de plantas lá,inclusive uma casinha de passarinhos que está ocupada com um casal de...eita,não sei que tipo de passarinho é,mas eles fazem um barulho danado quando vou limpar a varanda e colocar agua nas plantas.No meu novo apê vamos fazer um jardim vertical daqueles que a gente pendura na parede e pendura vasinhos,fica lindo demais!
PS:Fico no aguardo de novidades sobre o porta-retratos.
Bjos.
Ane

sisi sartor sisitricot disse...

Que lindo, estou começando o meu também, adorei a dica de plantas porque as vezes fico na duvida de que espécie procurar, só tenho que ver se é possível se adaptar ao clima daqui.

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Nossa... tô babando aqui, Bruxinha!
Que sonho ter um cantinho especial assim. Parabéns pelo lindo jardim.
Depois mostre como ficará, please! Um dia, se Deus quiser, ainda quero ter um pedaço de terra tb.
Não manjo nada de nomes de plantas ou flores, mas adoro! rs
Bjns
:)

Josiene Vassallo disse...

Querida amiguinha, atendendo pedidos coloquei mais fotozinhas da festa :)
Beijinhos carinhosos!
Ene ♥

Sol Oliveira disse...

Oi Marcia, conheci o projeto através do blog da Ju e vim correndo adentrar a caverna para curiar, gostaria de participar mais não entendi muito bem como funciona. Me adicione no Face: https://www.facebook.com/SolOliveiraPerfil1
Um grande abraço e parabéns pela iniciativa!

Alessandra Santos disse...

Olá!
Hj é dia de Top Comentarista no meu Blog e vc faz parte dele!
Muito Obrigada Amiga!
Estou deixando o link para vc pegar o seu Mimiminho, espero q. goste!

Um super bjo!
Top Comentarista de Maio
Alê- Bordados e Crochê
Fã PageOlá!
Hj é dia de Top Comentarista no meu Blog e vc faz parte dele!
Muito Obrigada Amiga!
Estou deixando o link para vc pegar o seu Mimiminho, espero q. goste!

Um super bjo!
Top Comentarista de Maio
Alê- Bordados e Crochê
Fã Page

Christiane Garcia disse...

Bruxa, esse projeto é o mais especial de todos... Lindo demais! Eu tinha o sonho de ter um quintal com um pé de amora. Acho o maior luxo do mundo...rsrs...
Não estava conseguindo fazer o login no meu blog a semana inteira. Estou me recuperando de uma gripe bem forte, cheguei a ficar de cama, então não consegui fazer meu post do projeto esse mês. Mas vou visitar cada amiga que fez esse mês.
Estou passando para desejar uma semana incrível! Bjs

Anne Lieri disse...

Que projeto legal e loguinho verá os resultados! Belas plantas vc escolheu. bjs e boa semana,

ONG ALERTA disse...

Adoro plantar beijo Lisette.

Arlete Mourige disse...

Seujardim vai ficar lindo! Eu também adoro jardim, e estou fazendo um ,mas ainda não está como eu quero.Beijo

Fátima Oliveira disse...

Oi Bruxinha!
Seu jardim tá ficando lindo e colorido, e imagino o prazer de fazer e ver ele se desenvolvendo.
Beijos!

Elvira Carvalho disse...

Que maravilha, morar numa casa com todo esse terreno para poder dar asas à sua imaginação e criar um belo jardim.
Parabéns, leva jeito e está a ficar muito bonito.
Um abraço e uma boa semana

Chris Ferreira disse...

OI Bruxa, muito legal o seu projeto diferente dos demais. Muito bom poder cuidar de um jardim e melhor ainda esse ser um projeto em parceria com o marido. Ficou lindo.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe